Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Maria das Graças-
dc.contributor.authorAlencar, Francisca Mayara Santos de-
dc.date.accessioned2019-12-23T14:24:19Z-
dc.date.available2019-12-23T14:24:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALENCAR, Francisca Mayara Santos de. Construção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio: estudo de um caso. 2017. 69 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49009-
dc.description.abstractPlay activities have proven to be an excellent method in the art of educating and promoting knowledge. In this context, comic books (comic books), which were not so well accepted as a teaching method, were recognized by the LDB (Guidelines and Bases Law) and PCNs (National Curriculum Parameters) as an effective learning tool, helping the teachers and making classes more dynamic and less formal. The introduction of comics in the classes goes beyond simple reading allows to explore the students' imagination, thus stimulating the learning. From this point of view the work developed here aimed to make comics using chemical concepts seen in the classroom in an interdisciplinary way. To improve the learning of the discipline of chemistry. The activity was developed at the Justinian State College of Serpa, with 330 students, these students from the 1st and 2nd year high school classes, and was supported by PIBID - Química scholarship holders. The construction of the magazine was divided into the following steps: meeting with the chemistry teacher at the school where the topics to be worked on were chosen; Afterwards, a support material was elaborated that made the subjects more attractive to the students; later an expository class of the chosen subjects was applied; Finally, the presentation of the support marial to the students was made and the material was handed over for help and consultation at the time of writing the stories. In this way, students were able to elaborate their comics with the support of art and Portuguese teachers in an interdisciplinary way, students could associate images, words and ideas, thus appropriating the knowledge of the discipline. At a later time the best comic books were chosen and reviewed for publication in the “Quimium” Magazine. The elaborate magazine contains 16 stories and was distributed among the students who had their comic books chosen to compose it and for the school library collection. The result obtained was very significant for all participants and the product developed will serve as didactic material to be used by teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHQpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAtividade Lúdicapt_BR
dc.titleConstrução de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio: estudo de um casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs atividades lúdicas têm se mostrado um excelente método na arte de educar e promover o conhecimento. Dentro desse contexto as Histórias em quadrinhos (HQ’s), que antes não tão bem aceitas como método de ensino, foram reconhecidas pela LDB (lei de Diretrizes e Bases) e pelos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) como uma ferramenta eficaz no aprendizado, auxiliando os docentes e tornando as aulas mais dinâmicas e menos formais. A introdução de HQ’s nas aulas vai além de simples leitura permite explorar o imaginário dos estudantes, assim estimulando o aprendizado. Sob tal enfoque o trabalho aqui desenvolvido teve como objetivo confeccionar HQ’s utilizando conceitos químicos vistos em sala de aula de uma forma interdisciplinar. Para melhorar o aprendizado da disciplina de Química. A atividade foi desenvolvida no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, com 330 alunos, sendo estes alunos das turmas de 1º e 2º ano do ensino médio, e contou com o apoio dos bolsistas do PIBID – Química. A construção da revista foi dividida nas seguintes etapas: reunião com o professor de química da escola onde foram escolhidos os temas a serem trabalhados; em seguida foi elaborado um material de apoio que tornou os assuntos mais atrativos aos alunos; posteriormente uma aula expositiva dos temas escolhidos foi aplicada; finalmente foi feita a apresentação do marial de apoio aos alunos e a entrega desse material para auxílio e consulta na hora da elaboração das historinhas. Desta forma, os alunos puderam elaborar as suas HQ’s contando com o apoio dos professores de arte e português de maneira interdisciplinar, os alunos poderam associar imagens, palavras e ideias, se apropriando assim do conhecimento da disciplina. Em um momento posterior as melhores HQ’s foram escolhidas e revisadas para publicação na Revista “Quimium”. A revista elaborada contém 16 histórias e foi distribuída entre os estudantes que tiveram suas Histórias em Quadrinhos escolhidas para compô-la e para o acervo da biblioteca da escola. O resultado obtido foi bastante significativo para todos os participantes e o produto desenvolvido servirá como material didático a ser utilizado pelos professores.pt_BR
dc.title.enConstruction of comics in improving chemistry learning in high school: a case studypt_BR
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_fmsalencar.pdf3,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.