Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48958
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da matéria orgânica sobre o crescimento do arroz (Oryza sativa L.) e propriedades físicas e químicas do solo
Autor(es): Giffoni, Vicente Lívio Rocha
Orientador: Hernandez, Fernando Felipe Ferreyra
Palavras-chave: Ciência do solo
Data do documento: 1987
Citação: GIFFONI, Vicente Lívio Rocha. Efeitos da matéria orgânica sobre o crescimento do arroz (Oryza sativa L.) e propriedades físicas e químicas do solo. 1987. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1987.
Resumo: Quatro resíduos orgânicos, esterco de bovino, esterco de galinha, esterco de caprino e bagana de carnaúba, foram utilizados com o objetivo de estudar seus efeitos no cultivo do arroz e nas propriedades físicas e químicas do solo Aluvial Vértico, sódico (Vertic Torrifluvent) em casa de vegetação. Os tratamentos constaram de três níveis: 25, 50 e 100 g de resíduos orgânicos/vaso e mais três adicionais: gesso mais NPK, adubação NPK e testemunha, totalizando 15 tratamentos. Os resultados mostraram que o esterco de galinha foi o resíduo orgânico que mais influenciou o desenvolvimento da cultura do arroz, sendo a produção de grãos e palha os parâmetros que mais se destacaram na avaliação das diferenças entre as fontes e os níveis estudados, apresentando valores de 2 a 4 vezes superiores aos produzidos pelas demais fontes, que seguiram a ordem: esterco de caprino, esterco de bovino e bagana de carnaúba. As concentrações de N, P, K, Ca e Mg na palha, praticamente não mostraram diferenças entre os tratamentos e a testemunha. Todos os resíduos orgânicos e o gesso causaram uma ligeira redução no pH do solo após o cultivo, em relação à testemunha e ao tratamento NPK. Na condutividade elétrica e na percentagem de sódio trocável não foi possível detectar diferenças entre fontes e níveis. Os teores de P e K disponíveis do solo, após o cultivo, em todos os tratamentos, foram superiores ao da testemunha e também observou-se um aumento no teor de matéria orgânica do solo à medida que aumentou-se o nível de aplicação, no entanto não foram observadas diferenças na capacidade de troca de cátions. Os valores da estabilidade de agregados e do conteúdo de água a 1/3 de atm aumentaram com a aplicação de resíduos orgânicos e com os níveis, ao passo que o conteúdo de água retida a 15 atm não apresentou diferenças entre fontes nem entre níveis, com resultados semelhantes à testemunha.
Abstract: Four organic residue, cattle, poultry and sheep manure and "carnaúba" straw were used in an experiment under greenhouse conditions, using a Vertic Aluvial soil, to avaluate the yield of rice plants and to study the effects on the soil properties. A completely randomized design was used with 15 treatments (3 levels of manures, NPK, gypsum + NPK and control). The highlest yield was obtained in the poultry manure treatment, followed by sheep, cattle and "carnaúba". The concentrations of nutrients, N, P, K, Ca and Mg in the plants were not effected by the treatments. There was a decrease in the soil pH but no difference was observed in the electric conductivity and exchangeable sodium in soil after the growth period. The available P and K and the percentage of organic matter increased in relations to the control, however the CEC was not affected. There were increases in amount of water at 1/3 atm but not at 15 atm.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48958
Aparece nas coleções:PPCS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_dis_vlrgiffoni.pdf45,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.