Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48933
Tipo: | TCC |
Título: | Análise das inteligências múltiplas em uma aula de conscientização sobre o uso de inalantes |
Título em inglês: | Multiple Intelligence Analysis in an Inhalant Awareness Class |
Autor(es): | Matos, Taynara Simão |
Orientador: | Pinto, Francisco das Chagas de Lima |
Palavras-chave: | Inteligências Múltiplas;Contextualização;Drogas. |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | MATOS, Taynara Simão. Análise das inteligências múltiplas em uma aula de conscientização sobre o uso de inalantes. 2017. 50 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O professor em sua prática pedagógica encontra muitas dificuldades como, salas superlotadas, falta de laboratórios e recursos. No ensino de Química, ainda há, o preconceito com a matéria e a falta de interesse dos alunos. O atual sistema de ensino é baseado nas inteligências linguísticas e matemáticas. Howard Gardner propôs uma visão pluralista da mente humana, onde o indivíduo apresenta múltiplas potencialidades. Na Teoria das Inteligências Múltiplas, Gardner apresentou inicialmente sete inteligências: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Segundo a Teoria, todo indivíduo possui todas as inteligências, porém uns apresentam mais destaque em umas do que em outras inteligências. Além disso, as inteligências são independentes entre si, assim a combinação das inteligências de cada indivíduo vai definir seu modo de aprendizado e sua forma de demonstrar o que foi aprendido. Para uma aprendizagem mais significativa, torna-se relevante a utilização de fatos do cotidiano para facilitar a construção do conhecimento escolar. Como é crescente o número de jovens usuários de drogas, em especial no uso de inalantes, foi realizado um trabalho de conscientização sobre o uso dos inalantes em uma aula de revisão de química orgânica. Aplicou-se um questionário para obter o perfil das Inteligências Múltiplas presentes nas turmas e depois aberto espaço para demonstração das inteligências. Foram analisadas as Inteligências Múltiplas presentes nas turmas e correlacionadas com os trabalhos apresentados pelos estudantes. Foi observado que a Teoria das Inteligências Múltiplas colabora no sentido de fazer o professor pensar em diferentes propostas pedagógicas e de avaliação, mesmo que haja uma dificuldade devido à quantidade de conteúdo a ser trabalhado e o pouco tempo para se cumprir. A Teoria das Inteligências Múltiplas se mostra como uma ferramenta facilitadora para os professores colaborarem positivamente na construção do conhecimento escolar dos alunos. |
Abstract: | The teacher in his pedagogical practice encounters many difficulties, such as overcrowded rooms, lack of laboratories and material resources. In Chemistry Teaching, there is still the prejudice with the subject and the lack of interest of the students. The current teaching system is based on linguistic and mathematical intelligences. Howard Gardner proposed a pluralistic view of the human mind, where the individual has multiple potentialities. In the Theory of Multiple Intelligences, Gardner initially presented seven intelligences: logical-mathematical, linguistic, musical, spatial, body-kinesthetic, interpersonal, and intrapersonal. According to Theory, every individual has all the intelligences but people have more prominence in some intelligences than in other ones. Moreover, intelligences are independent of each other, so the combination of the intelligences of each individual will define their way of learning and their way of demonstrating what has been learned. It is relevant to a meaningful learning the use of daily facts aiming to facilitate the construction of the scholar knowledge. As the number of young drug users is increasing, especially in the use of inhalants, an awareness-raising work on the use of inhalants has been carried out in an organic chemistry review class. A questionnaire was applied to obtain the profile of the Multiple Intelligences present in the classes and then opened space for demonstration of them. We analyzed the Multiple Intelligences present in the classes and correlated with the works presented by the students. It was observed that Multiple Intelligences Theory collaborates in the sense of making the teacher think in different pedagogical proposals and of evaluation even if there is a difficulty due to the amount of content to be worked and the little time to be fulfilled. The Theory of Multiple Intelligences shows itself as a facilitating tool for teachers to collaborate positively in the construction of students' school knowledge. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48933 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_tsmatos.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.