Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48927
Tipo: | TCC |
Título : | Espaço não formal de educação: o ensino de química na sala de ciências do SESC-CE. |
Título en inglés: | Non-formal space of education: chemistry teaching in the science room of SESC-CE. |
Autor : | Feitoza, Abraão de Matos |
Tutor: | Sousa, Jackson Rodrigues de |
Palabras clave : | Ensino de Química;Formação continuada de professores;Interdisciplinaridade;espaços não formais de educação |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | FEITOZA, Abraão de Matos. Espaço não formal de educação: o ensino de química na sala de ciências do SESC-CE. 2017. 87 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de Ciências, em especial o de Química, perpassa pela formação inicial e continuada de docentes. Fator crucial na formação de alunos, sendo responsável por buscar ferramentas e estratégias que possam favorecer o ensino. O presente trabalho teve por finalidade, propor, por meio de um espaço não formal de educação, a formação continuada de professores com vivências práticas de Química, através de uma ação formativa concedida por meio de duas exposições itinerantes, experimentos práticos e oficinas interativas. A pesquisa foi realizada no período de abril à maio de 2017, em escolas de Ensino Médio Regular da cidade FortalezaCe, e Técnico em Aquiraz-Ce. No total participaram da formação doze (12) professores da disciplina de Ciências da Natureza e Matemática e vinte e dois (22) graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará. A formação teve uma duração de seis horas e foi dividida didaticamente em dois momentos de três horas. A metodologia, in situ, aplicada ao primeiro momento foi baseada na visitação de totens da exposição Química no Cotidiano, seguidas por oficina interativa. A técnica do círculo hermenêutico dialético foi utilizada no intuito de se obter a posição do professorado para a proposição de um projeto interdisciplinar. No segundo momento, in loco, já no espaço físico da Sala de CiênciasFortaleza, foi utilizada uma visita guiada a mostra Ciência Animada, e uma demonstração de oito experimentos alternativos e lúdicos de Química. A Avaliação ocorreu através de questionário avaliativo sobre Ação Formativa e ficha avaliativa baseada no Círculo Hermenêutico Dialético. Para a análise qualitativa dos dados foi utilizado o método da escala Likert. Os resultados da pesquisa mostraram que existe uma grande defasagem na formação de professores em Ciências da Natureza, em especial em Química. Embora haja formação continuada, os professores em suas instituições relatam a falta de oportunidade em participar de ações formativas interdisciplinares, em virtude de fatores como: falta de investimento, de tempo e de capacitação. Os graduandos apresentaram um desempenho favorável nos conteúdos específicos, mas uma dificuldade em enquadrá-los num contexto interdisciplinar, reforçando a ideia de que há escassez de práticas e vivências nos currículos acadêmicos. Em relação aos espaços não formais de educação as concepções dos professores são múltiplas, mas, de forma geral, consideraram esses espaços como importantes ferramentas de formação e ensino. |
Abstract: | The teaching of Sciences, especially Chemistry, involves the initial and continuous training of teachers. Crucial factor in the training of students, being responsible for seeking tools and strategies that may favor teaching. The purpose of the present work was to propose, through a non formal educational space, the continuous formation of teachers with practical experiences of Chemistry, through a formative action granted through two traveling exhibitions, practical experiments and interactive workshops. The research was carried out from April to May of 2017, in schools of Regular High School of the city Fortaleza-Ce, and Technician in Aquiraz-Ce. Twelve (12) professors in the field of Natural Sciences and Mathematics participated in the training and twenty-two (22) graduated in Chemistry from the Federal University of Ceará. The training lasted six hours and was divided into two three-hour moments. The methodology, in situ, applied to the first moment was based on the visitation of totems from the chemestry exhibition Chemistry on a daily basis, followed by an interactive workshop. The dialectical hermeneutic circle technique was used in order to obtain the position of the professorship for the proposition of an interdisciplinary project. In the second moment, in loco, already in the physical space of the Room of SciencesFortaleza, a guided visit was taken to the show Animated Science, and a demonstration of eight alternative and recreational experiments of Chemistry. The Evaluation took place through an evaluation questionnaire on Formative Action and evaluative chart based on the Dialectic Hermeneutical Circle. For the qualitative analysis of the data the Likert scale method was used. The results of the research showed that there is a big gap in the training of teachers in Natural Sciences, especially in Chemistry. Although there is continuous training, teachers in their institutions report the lack of opportunity to participate in interdisciplinary training actions, due to factors such as: lack of investment, time and training. Graduates presented a favorable performance in the specific contents, but a difficulty in framing them in an interdisciplinary context, reinforcing the idea that there is a shortage of practices and experiences in the academic curricula. Regarding non-formal educational spaces, teachers' conceptions are manifold, but in general they have considered these spaces as important training and teaching tools. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48927 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_amfeitoza.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.