Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890
Tipo: Resumo
Título: Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
Autor(es): Alves, Suiane Costa
Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Palavras-chave: Mapas conceituais;Funções orgânicas;Ensino em química
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Suiane Costa et al. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ALVES, S. C.(Mestrado Profissional em Ensino Ciências e Matemática-ENCIMA; REIS, E. (ENCIMA); CAVALCANTE, D. A. (ENCIMA/DQAFQ) e SILVA, M.G.V.(Orientadora) O presente artigo relata a investigação realizada em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú- CE, que consistiu na utilização dos mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem para o ensino das funções orgânicas nitrogenadas. Mapas conceituais são diagramas indicando relações entre conceitos ou entre palavras, para representar definições, ou seja, são diagramas de significados, de relações significativas, que são utilizados como uma ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas que consistiram de aulas expositivas sobre funções orgânicas nitrogenadas, apresentação e construção de MCs pelos educandos, além de duas avaliações. Observou-se uma evolução no desempenho dos alunos que tiveram contato com esta metodologia, o que permitiu um aprendizado maior por parte daqueles que participaram do estudo e demonstrou a importância da utilização de mapas conceituais como recurso didático em aulas de Química. Os resultados corroboram com a importância dos educadores em buscar metodologias diferenciadas que permitam aos educandos explorar seus potenciais cognitivos em busca de uma aprendizagem prazerosa e reflexões sobre as problemáticas que se apresentam. O aumento na motivação dos alunos diante de novas estratégias de ensino também contribui para que estejam dispostos ao aprendizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_scalves.pdf50,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.