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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48839
Type: | Resumo |
Title: | A questão educacional no Ceará dos anos 1940: aproximações e tensões entre educação social e instrução escolar. |
Authors: | Silva, Manuelle Araújo da Furtado Filho, João Ernani |
Keywords: | Educação social;Imprensa;Instrução escolar |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SILVA, Manuelle Araújo da; FURTADO FILHO, João Ernani. A questão educacional no Ceará dos anos 1940: aproximações e tensões entre educação social e instrução escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa em desenvolvimento tem como finalidade buscar compreender meandros da questão educacional no Ceará dos anos 1940. Isto é, interessa investigar de que forma se pensou, nesse período, as aproximações e tensões entre Educação em sentido mais amplo - referente ao que se ponderava sobre comportamento social - e Educação no sentido mais específico - reflexões sobre o âmbito escolar. A análise dessa polissemia de sentidos atribuídos ao educar - devendo-se sublinhar que não se trata de uma investigação puramente semântica, apesar de também considerá-la no estudo - é empreendida a partir de uma coluna, intitulada Ensino e Educação, assinada pelo Prof. Coelho Sampaio no jornal cearense Gazeta de Notícias, entre 1944 e 1950, somando aproximadamente 87 números. Apesar de se ressaltar que as fontes deste estudo são principalmente hemerográficas, busca-se traçar diálogos com outras fontes históricas do período que permitam nuançar os problemas históricos abordados. Portanto, documentos oficiais, como Reforma Educacional Gustavo Capanema e ofícios do Departamento de Educação do Ceará; documentos periódicos como a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); o Almanaque de Fortaleza; histórias em quadrinho/gibis; o Censo Demográfico do Ceará, bem como a literatura didática, são materiais relevantes para a problemática investigada. A metodologia do trabalho é guiada pelo conceito de jogos de escala, delineado por Jacques Revel, de modo a variar os ângulos de análise entre abordagens micro e macro, sem pressupor hierarquizações entre elas. Em vias de conclusão, ressalta-se que ambos os conceitos - Educação Social e Instrução Escolar ou suas variações semânticas - são imbuídos por um pretenso ideal de moralidade e disciplina, sob a égide do progresso pátrio. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48839 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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