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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Veronica Alves de-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-18T12:46:28Z-
dc.date.available2019-12-18T12:46:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Veronica Alves; PORTO, Benadete de Souza. Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEscola diferenciadapt_BR
dc.titlePedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguarypt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação Indígena é uma modalidade recente na educação básica no Brasil, ela se refere a esses processos peculiares de transmissão e produção dos conhecimentos dos povos indígenas. Dentro desta modalidade temos a Educação Escolar Indígena (E.E.I.), que é a escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos socioculturais, fazendo uma ligação dos conhecimentos tradicionais com os conhecimentos universais, para contribuir com as novas demandas geradas a partir do contato com a sociedade global (DCNEEI, 2012). A missão pedagógica da escola indígena é ter como princípios: igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo, da interculturalidade, multiculturalidade, organização comunitária e territorialidade (DCNEEI, 2012). Esses ideais para a E.E.I. estão presentes nos documentos oficiais, como a LDB/96, as Referências Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena (RCNEEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (DCNEEI). Na etnia dos Pitaguary, a escola da aldeia de Santo Antônio do Pitaguary tem 15 anos de existência, de lutas, conquistas e desafios. A pesquisa tem como objetivo, descrever os elementos de uma pedagogia indígena, analisando a valorização e promoção da preservação da cultura e história do povo Pitaguary. Na pesquisa foi utilizada como metodologia a abordagem etnográfica. Ela consiste em considerar o cotidiano como o conjunto de atividades realizadas, reflexões, sendo o indivíduo visto como sujeito concreto, social e histórico (HELLEN, 1977, p.17). A pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas considero que a escola diferenciada da aldeia Santo Antônio do Pitaguary possui em sua relação escola-aldeia muitos saberes históricos, culturais e tradicionais, mas que ainda não foram tratados como elementos pedagógicos, com uma intencionalidade que direcione e fortifique o protagonismo daqueles indivíduos.pt_BR
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