Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Veronica Alves de | - |
dc.contributor.author | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T12:46:28Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T12:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Veronica Alves; PORTO, Benadete de Souza. Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Escola diferenciada | pt_BR |
dc.title | Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação Indígena é uma modalidade recente na educação básica no Brasil, ela se refere a esses processos peculiares de transmissão e produção dos conhecimentos dos povos indígenas. Dentro desta modalidade temos a Educação Escolar Indígena (E.E.I.), que é a escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos socioculturais, fazendo uma ligação dos conhecimentos tradicionais com os conhecimentos universais, para contribuir com as novas demandas geradas a partir do contato com a sociedade global (DCNEEI, 2012). A missão pedagógica da escola indígena é ter como princípios: igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo, da interculturalidade, multiculturalidade, organização comunitária e territorialidade (DCNEEI, 2012). Esses ideais para a E.E.I. estão presentes nos documentos oficiais, como a LDB/96, as Referências Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena (RCNEEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (DCNEEI). Na etnia dos Pitaguary, a escola da aldeia de Santo Antônio do Pitaguary tem 15 anos de existência, de lutas, conquistas e desafios. A pesquisa tem como objetivo, descrever os elementos de uma pedagogia indígena, analisando a valorização e promoção da preservação da cultura e história do povo Pitaguary. Na pesquisa foi utilizada como metodologia a abordagem etnográfica. Ela consiste em considerar o cotidiano como o conjunto de atividades realizadas, reflexões, sendo o indivíduo visto como sujeito concreto, social e histórico (HELLEN, 1977, p.17). A pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas considero que a escola diferenciada da aldeia Santo Antônio do Pitaguary possui em sua relação escola-aldeia muitos saberes históricos, culturais e tradicionais, mas que ainda não foram tratados como elementos pedagógicos, com uma intencionalidade que direcione e fortifique o protagonismo daqueles indivíduos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mvalima.pdf | 49,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.