Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48695
Tipo: TCC
Título : Efeitos de um protocolo de intervenção psicomotora em crianças pré-escolares com suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
Título en inglés: Effects of a psychomotor intervention protocol on pre-school children with suspected delay in neuropsicomotor development
Autor : Lima, Sarah Amaral
Cardoso, Kátia Virginia Viana
Tutor: Cardoso, Kátia Virginia Viana
Palabras clave : Desenvolvimento Infantil;Pré-Escolar
Fecha de publicación : 2-dic-2019
Citación : LIMA, S. A. ; CARDOSO, K. V. V. Efeitos de um protocolo de intervenção psicomotora em crianças pré-escolares com suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 2019. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Introdução: o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e multifacetado iniciado na vida intrauterina, no qual o crescimento físico, a maturação neurológica e a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais são influenciadas pelos fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Objetivo: investigar os efeitos da aplicação de um protocolo de atividades psicomotoras, baseado nos desfechos avaliados pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento Neuropsicomotor DENVER II, em crianças pré-escolares suspeitas de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Metodologia: estudo observacional, longitudinal, retrospectivo e analítico dos prontuários escolares e de triagem do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças matriculadas em uma creche pública do município de Fortaleza atendidas pelo Programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal do Ceará. Resultados: o teste de triagem do desenvolvimento neuropsicomotor no grupo intervenção (n=8), no período pré e pós-intervenção, apontam melhora sem atingir significância estatística (p = 0,63). Deste modo, não foram encontrados efeitos entre a aplicação do protocolo de atividades psicomotoras, baseado nos desfechos do teste Denver II, e a promoção do desenvolvimento psicomotor no período de 10 semanas. Conclusão: os fatores extrínsecos, principalmente os socioeconômicos, exercem influenciam sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, assim, novos estudos utilizando o protocolo de atividades psicomotoras devem ser realizados, ajustando o tempo total de intervenção e a frequência de encontros semanais, com o objetivo de prevenir atrasos e oportunizar um desenvolvimento saudável entre crianças de 3 e 4 anos de idade.
Abstract: Introduction: child development is a dynamic and multifaceted process initiated in intrauterine life, in which physical growth, neurological maturation and the acquisition of motor, cognitive and behavioral skills are influenced by intrinsic and extrinsic factors to the individual. Objective: To investigate the effects of applying a psychomotor activity protocol based on outcomes assessed by the DENVER II Neuropsychomotor Developmental Screening Test in preschool children suspected of having neuropsychomotor developmental delays. Methodology: study observational, longitudinal, retrospective and analytical of school records and screening for neuropsychomotor development of children enrolled in a public daycare center of Fortaleza attended by the Promotion and Monitoring of Child Development Program of the Federal University of Ceará. Results: the neuropsychomotor development screening test in the intervention group (n = 8), in the pre- and post-intervention period, showed improvement without reaching statistical significance (p = 0.63). Thus, no effects were found between the application of the psychomotor activity protocol, based on the Denver II test outcomes, and the promotion of psychomotor development within 10 weeks. Conclusion: extrinsic factors, especially socioeconomic factors, influence the neuropsychomotor development. Thus, further studies using the psychomotor activity protocol should be performed, adjusting the total intervention time and the frequency of weekly meetings, in order to prevent delays. and promote healthy development among children aged 3 and 4 years.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48695
Aparece en las colecciones: FISIOTERAPIA - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_salima.pdf426,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.