Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48665
Type: TCC
Title: Quente ou frio: elaboração e aplicação de jogo enquanto ferramenta facilitadora no ensino de química.
Title in English: Hot or cold: game design and application as a facilitating tool in chemistry teaching.
Authors: Lopes, Karen Pâmela Sales
Advisor: Filho, Francisco Audísio Dias
Keywords: Química;Jogo didático;Ensino;Termoquímica.
Issue Date: 2017
Citation: LOPES, Karen Pâmela Sales. Quente ou frio: elaboração e aplicação de jogo enquanto ferramenta facilitadora no ensino de química. 2017. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino de Química enfrenta diversas dificuldades, dentre estas a escolha de metodologia por parte dos professores que aproximem os alunos da disciplina e facilite a compreensão. Este trabalho buscou a elaboração de um jogo didático para ser utilizado como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Termoquímica. O jogo de tabuleiro recebeu o nome de Quente ou Frio e foi aplicado para alunos do 3° ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Maria Pontes da Rocha, localizado na cidade de Caucaia, no Bairro Tabapuá, região metropolitana de Fortaleza. O objetivo do jogo é de revisar o conteúdo de Termoquímica, além de motivar os alunos ao estudo da Química.O jogo foi aplicado em cinco turmas: duas pela manhã, duas a tarde e uma a noite. No final da cada aula foi aplicado um questionário com o intuito de coletar a opinião dos participantes sobre a disciplina de Química e a importância da aplicação de jogos no processo ensinoaprendizagem. Uma análise subjetiva da aceitação do jogo foi feita e foi possível observar que os estudantes se mostraram interessados e participativos durante a atividade. O jogo Quente ou Frio foi considerado pelos estudantes uma ótima ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos em sala de aula.
Abstract: Chemistry Teaching is facing several obstacles; teacher’s choices about the teaching methodology are one of these obstacles. These choices must approach students to the subject and must to promote the comprehension about Chemistry. This work aims to elaborate a game as a pedagogical tool to help the teaching-learning process. This project brings a board game about Thermochemistry and its name is “Quenteou Frio” (in Portuguese) or “Hot N' Cold”. The work was used with students in “EnsinoMédio” (education level in Brazil which is like High School), in the third year (the last year of this level). The school which uses the game is called Escola de Ensino Fundamental e Médio José Maria Pontes da Rocha, found in Tabapuá, district of Caucaia, a city of Ceará, Brazilian state; the city is nearby the capital (Fortaleza). The game works to take a review about Thermochemistry and to motivate students in Chemistry classes. Five classes used the game (two morning classes, two afternoon classes and only one night class). In the end of the class, a little test is used to take opinions about the game importance (to learn Chemistry) and about the subject. Subjective analyses are made too to understand how students accept the game. This research brings the following perception: the students were interested and participative during the class. Their ideas reveal that the game is satisfactory tool to intensify the comprehension about Thermochemistry in Chemistry classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48665
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_kpslopes.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.