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dc.contributor.advisorMontenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra-
dc.contributor.authorCarmo, Breno Barros Telles do-
dc.date.accessioned2013-05-27T12:02:17Z-
dc.date.available2013-05-27T12:02:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCARMO, B. B. T. Proposta de modelo para seleção de fornecedores e otimização do transporte na cadeia produtiva do biodiesel com base em critérios de sustentabilidade. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4865-
dc.description.abstractNowadays, it is observed a world demand for renewable energies. This kind of energy must be sustainable to be considered renewable. Nowadays, the consumption of diesel is growing up and it emits greenhouse gas. To reduce this kind of emission, one alternative is biodiesel. But, when we talk about biodiesel, there are some challenges to be upper. This first one is that this chain must be competitive. There are some criteria to evaluate the chains’ competitiveness. It was observed too, that Brazil has a big potential to export this kind of fuel. However, some countries are developing some norms to evaluate if this fuel is sustainable and if it has positivesimpacts in the society. The present work create a model do evaluate biodiesel chain suppliersusing competitiveness and certification criteria identify in this chain. To this, wasused the SMARTER methodology. This model was putted together a transport optimization model. It could be observed that the “selo social” has an important impact in transportation costs. When were evaluated the competitiveness and certification evaluation models we could see that this suppliers’ evaluation model change this relationships.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.titleProposta de modelo para seleção de fornecedores e otimização do transporte na cadeia produtiva do biodiesel com base em critérios de sustentabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObserva-se uma demanda mundial crescente por energias ditas renováveis. Dentre estas energias, encontra-se o biodiesel, que é derivado de biomassa renovável. Porém, para que esta cadeia seja competitiva, ela deve satisfazer a alguns critérios de competitividade. Existe também a possibilidade de exportação deste combustível, porém, é necessário que sejam seguidas algumas diretrizes que estão sendo elaboradas para certificação da cadeia de valor dos biocombustíveis, baseado em critérios de sustentabilidade. Assim, a presente dissertação tem por objetivo apresentar um modelo de seleção de fornecedores para as usinas de biodiesel, levando em consideração os critérios de certificação e competitividade identificados na cadeia. Para tanto, foi utilizada a metodologia SMARTER para a realização deste modelo. Este modelo foi agregado em conjunto com um modelo de otimização de transporte para a minimização dos custos envolvidos. Observou-se que o modelo apresenta aumento no custo de transporte, se forem levadas em consideração as imposições de selo social do governo federal.pt_BR
dc.title.enProposing a model to evaluate the biodiesel suppliers and optimizate the cost transportation in biodeisel productive chain based in sustainability criteria.pt_BR
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