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dc.contributor.advisorJúnior, José Roberval Cândido-
dc.contributor.authorBessa, Adelaide de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-16T15:08:51Z-
dc.date.available2019-12-16T15:08:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBESSA, Adelaide de Souza. Conscientização do uso de medicamentos: uma abordagem aos olhos da química para o ensino médio. 2015. 64 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48591-
dc.description.abstractSelf-medication is defined as the use of medication without prescription from the doctor or dentist. According to the World Health Organization (WHO) this practice has become a serious problem worldwide estimating that half of the population self-medicates. In Brazil it is estimated that 80 million people perform this practice and among this population the majority are young people and adolescents. Pardo and Silva et al verified in their studies considerable percentages of adolescents who use medicines on their own: 45% and 20,8% respectively. Another alarming fact is that of the entire population that does not read the package insert, 51% are young people and adolescents. Through these data we can note that self-medication has become a daily fact and public health and these adolescents need to be made aware of this practice. The purpose of this work was to raise awareness using high school chemistry content to show the risks of irrational drug use by promoting everyday approach and interdisciplinarity, interaction with the class through dynamics, experimentation and questioning in an lecture. Two questionnaires and one lecture were held. The first questionnaire was applied before class and from the data obtained about 67% of students said they practice self-medication and reported that the main reason for the practice would be the lack of information about the risks. Of the most commonly used drugs, painkillers topped the list. The class was designed to raise awareness and inform students through the chemistry and data on the package inserts. After class, all students stated that the content is related to daily life and that the information is important for their formation showing that the class was in accordance with the PCNS proposal. Moreover, the class was enlightening about concepts that did not understand how drug interaction and adverse reaction and chemistry was important for understanding the risks. Regarding awareness, 83% of students say that they will be more careful when taking medication and 38% of students will only take medication with a doctor's indication and no student intends to continue using it irresponsibly.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEnsino médio.pt_BR
dc.titleConscientização do uso de medicamentos: uma abordagem aos olhos da química para o ensino médio.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição do médico ou dentista. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa prática se tornou um problema sério em todo o mundo estimando que metade da população se automedica. No Brasil estima-se que 80 milhões de pessoas realizam essa prática e dentre essa população a maioria são jovens e adolescentes. Pardo e Silva et al verificaram em seus estudos porcentagens consideráveis de adolescentes que consomem medicamentos por conta própria: 45% e 20,8% respectivamente. Outro dado alarmante é que de toda a população que não lê a bula, 51 % são jovens e adolescentes. Através desses dados podemos notar que a automedicação tornou-se um fato cotidiano e de saúde pública sendo necessária uma conscientização desses adolescentes a respeito dessa prática. A proposta desse trabalho foi realizar uma conscientização utilizando o conteúdo de química do ensino médio para mostrar os riscos do consumo irracional de fármacos promovendo abordagem no cotidiano e interdisciplinaridade, interação com a turma por meio de dinâmica, experimento e questionamentos em uma aula expositiva. Foram realizados dois questionários e uma aula expositiva. O primeiro questionário foi aplicado antes da aula e a partir dos dados obtidos temos que cerca de 67 % dos alunos afirmaram que praticam a automedicação e relataram que o principal motivo para a prática seria a falta de informação a respeito dos riscos. Dos medicamentos mais consumidos, os analgésicos ficaram no topo da lista. A aula foi preparada para conscientizar e informar os alunos através da química e de dados presentes nas bulas dos medicamentos. Após a aula, todos os alunos afirmaram que o conteúdo está relacionado ao cotidiano e que as informações são importantes para a sua formação mostrando que a aula se mostrou de acordo com as proposta dos PCNS. Além do mais a aula foi esclarecedora a respeito de conceitos que não compreendiam como interação medicamentosa e reação adversa e a química foi importante para a compreensão dos riscos. Em relação a conscientização temos que 83% dos alunos afirmam que terão mais cuidado ao consumir medicamentos e 38% dos alunos só vão se ingerir medicamento com indicação do médico e nenhum aluno pretende continuar com o consumo de forma irresponsável.pt_BR
dc.title.enDrug use awareness: an approach to high school chemistry.pt_BR
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