Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48503
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Práticas democráticas na escola da ponte: berçário de cultura de paz
Autor(es): Pierre, Claudia Maria Moura
Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Desenvolvimento em Relações Humanas;Desenvolvimento da Educação;Práticas de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PIERRE, Claudia Maria Moura; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Práticas democráticas na escola da ponte: berçário de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 25-37.
Resumo: Nossa reflexão se inicia pela indagação do que é necessário para se construir um mundo em que a paz seja uma realidade. E a preocupação específica é de que modo a escola pode contribuir para isto. Falar de paz incide, necessariamente, sobre a qualidade das relações humanas. Partimos do pressuposto de que um modo de convivência pacífica contempla a realização das pessoas em suas necessidades fundamentais. Daí a importância da temática. A paz se manifesta nas condutas, e as condutas são a expressão do emocionar humano. Há duas emoções básicas no ser humano, o amor e o medo. Considerando que vivemos em sociedade, aprendemos o emocionar em nosso entrelaçamento com as outras pessoas. Dependendo da dinâmica das relações sociais, vamos nos estruturando no amor ou no medo.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48503
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_cmmpierreksalmatos.pdf8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.