Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48363
Type: TCC
Title: O caminho de um professor trilhado por lágrimas, sorrisos e vivências: uma narrativa autobiográfica
Authors: Marques, Eudson Almeida Teixeira
Advisor: Verola, Christiano Franco
Keywords: Narrativa autobiográfica;Estágio supervisionado;Formação de professores
Issue Date: 2019
Citation: MARQUES, Eudson Almeida Teixeira. O caminho de um professor trilhado por lágrimas, sorrisos e vivências: uma narrativa autobiográfica. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta uma narrativa autobiográfica que traz elementos pertencentes à trajetória de um aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Ceará. Dentro dos relatos, são trazidas memórias acerca da construção do indivíduo enquanto pessoa, além de trazer vivências dentro do âmbito docente vividas, em sua grande maioria, dentro dos estágios supervisionados. Neste aspecto, são trazidos alguns fatores integrantes da vida do discente em licenciatura e do professor já formado, como a jornada de trabalho, o estresse e a desvalorização profissional. Além disso, as análises trazem pontos importantes de como se constrói a identidade docente ao longo do seu processo formativo, tendo em vista a necessidade do professor de biologia estar atento à constante evolução tecnológica e científica. Logo, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma narrativa autobiográfica de um estudante de biologia, analisar as vivências dentro do âmbito docente, além de analisar o processo de formação do professor de biologia.
Abstract: This paper presents an autobiographical narrative that brings elements pertaining to the trajectory of a student of Degree in Biological Sciences, from the Federal University of Ceará. Within the reports, memories are brought about the construction of the individual as a person, besides bringing experiences within the teaching environment, mostly lived within the supervised internships. In this aspect, some integrating factors of the life of the undergraduate student and the already graduated teacher are brought, such as the workday, the stress and the professional devaluation. In addition, the analyzes bring important points of how the identity of the teacher is built throughout its formative process, considering the need for the biology teacher to be aware of the constant technological and scientific evolution. Therefore, this Course Conclusion Paper aims to present an autobiographical narrative of a biology student, analyze the experiences within the teaching environment, and analyze the process of training of the biology teacher.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48363
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_eatmarques.pdf300,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.