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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48240
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um modelo explicativo do avanço na qualidade da educação do ensino fundamental no estado do Ceará |
Autor(es): | Verdiano, Aurilano de Araújo |
Orientador: | Monteiro, André Jalles |
Palavras-chave: | Qualidade da Educação;SAEB;Modelo explicativo;PAIC |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | VERDIANO, Aurilano de Araújo. Um modelo explicativo do avanço na qualidade da educação do ensino fundamental no estado do Ceará. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2019. |
Resumo: | Nos últimos anos, o Ceará vem apresentando melhorias nos resultados na educação básica em seu ensino público, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do presente trabalho reside na análise quantitativa dos dados produzidos pelo Sistema de Avalia- ção da Educação Básica (SAEB), assim como na análise qualitativa, por intermédio do que dizem pesquisadores sobre o cenário atual e passado da educação brasileira, para uma avalia- ção das possíveis explicações da evolução da qualidade da educação pública municipal do Estado do Ceará. As diferentes definições de Educação concorrem para a noção comum entre elas de um ideal humano como fim geral. Para tal finalidade, hoje em dia, o aprender a ler, a escrever e a raciocinar de maneira lógico-matemática são imprescindíveis e ocorrem, para a maioria das crianças atualmente, em escolas públicas. A era da informação e da globalização trouxe desafios à educação formal escolar perante as diversidades sociais humanas como a necessidade do aluno em pensar a realidade a sua volta e saber se comunicar com seus seme- lhantes. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nos fornece meios para superar esses desafios, sendo um deles o princípio básico da garantia do padrão de qualidade do ensino. A qualidade da educação envolve muitas variáveis e pode ser medida, de modo restrito, através das avaliações em larga escala. O SAEB se constitui de um conjunto de avaliações externas em larga escala, o qual permite proceder com um diagnóstico da educação básica, provendo um indicativo sobre a qualidade do ensino oferecido. Na busca da explicação do crescimento em proficiência do Estado do Ceará no SAEB, fez-se uso de diferentes análises dos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 2005 até 2017 e dos microdados de 2017. Baseado nas análises feitas, houve uma elevação do patamar nas notas médias municipais de forma monotônica ao longo dos anos, alcançando e consolidando valores compatíveis com situações de regiões bem mais de- senvolvidas como o Sul e Sudeste, cuja explicação foge daquelas dadas tradicionalmente. A interpretação dos resultados aponta para um fator cujo instante de tempo coincide com aquele em que a gestão estadual passou a orientar e apoiar os municípios cearenses, incorporados através do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Além disso, o modelo de gestão adotado está prestes a atingir seu limite, sugerindo um reforço no modelo atual: a ênfase na valorização profissional dos professores. |
Abstract: | In the last few years, the state of Ceará has shown improvements in the results in basic education when it comes to the public sector, especially in the initial years of Elementary School. The present study aims to show a quantitative analysis of the data produced by the Basic Education Assessment System (SAEB), as well as in the qualitative analysis, through what researchers say about both current and past scenarios of Brazilian education, for an eval- uation of possible explanations on quality evolution of municipal public education in the State of Ceará. The different Education definitions work together for the common notion of a hu- man ideal as a general aim. For so, nowadays, learning to read, write, and rationalize in a log- ical-mathematical way is essential and occur, for most children in public schools today. The information age and globalization have brought challenges to formal school education in face of human social diversities such as the student's necessity of thinking about the reality around them and their needs to communicate with their peers. The law that regulates education in Brazil (LDB) provides us with the means to overcome such challenges, one of which is the basic principle for guaranteeing the quality standard of education. Education quality involves many variables and can be restrictedly measured through large-scale assessments. The SAEB consists of a set of external evaluations in a large scale, which allows the procedure of basic education diagnosis, providing an indication of the education quality offered. In search for explananing the proficiency growth in the State of Ceará in the SAEB, we used different ana- lyzes of the results published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) from 2005 to 2017 and the 2017 microdata were used as well. Based on such analyzes, there was a monotonical increase on the level of the municipal average marks over the years, reaching and consolidating values which are compatible with situations of much more developed regions such as the South and Southeast, whose explanation differs from those traditionally given. The interpretation of the results points to a factor whose mo- ment of time coincides with that in which the state management began to guide and support the municipalities of Ceará, incorporated through the Literacy Program in the Right Age (PAIC). In addition, the adopted management model is about to reach its limit, suggesting re- inforcement in the current model: the emphasis on the professional valorization of teachers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48240 |
Aparece nas coleções: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC |
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