Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48181
Tipo: | TCC |
Título : | Formação de grupo de estudos, uma proposta de educação ambiental para o ambiente universitário |
Autor : | Silva Júnior, Carlito Alves da |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Educação ambiental;Grupos de estudos;Relato de experiência;Formação acadêmica;Educadores ambientais |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SILVA JÚNIOR, Carlito Alves da. Formação de grupo de estudos, uma proposta de educação ambiental para o ambiente universitário. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | As discussões sobre os problemas ambientais e o desenvolvimento sustentável presente nos dias atuais exerceram forte influência no estabelecimento das definições e nos objetivos da educação ambiental. Aceita como ferramenta para a formação cidadã e instrumento de sensibilização sobre os problemas ambientais, a educação ambiental vem sendo amplamente estudada como proposta para a educação básica. Entretanto, é essencial que sua abordagem também esteja presente no contexto do ensino superior. Este trabalho fez uma sondagem a respeito da formação de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) como futuros educadores ambientais e fez um relato de experiência das atividades executadas pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental (Geeduca), um grupo composto por estudantes dispostos a contribuir para a formação em educação ambiental, que ao longo de quatro anos de funcionamento promoveu ciclos semestrais de atividades voltadas para a comunidade acadêmica. Para a sondagem foi proposto um questionário de sete perguntas cuja análise apontou para o desconhecimento dos alunos do curso a respeito das temáticas que envolvem a educação ambiental reforçando a necessidade de sua inclusão no ambiente acadêmico com a participação mais ativa dos professores, dos estudantes e dos gestores institucionais. As atividades do Geeduca contribuíram positivamente para o aprimoramento da formação acadêmica de estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFC executando seu papel no auxílio à formação de educadores ambientais. |
Abstract: | The discussions on evironmental problems and the sustainable development present in the current days exerted a strong influence in the establishment of the definitions and the objectives of the environmental education. Accepted as a tool for citizenship and an to raise awareness about environmental problems, environmental education has been widely studied as a proposal for basic education. However, it is essential that their approach is also present in the context of higher education. This work made an analisys about the formation of students of the Biological Sciences course of the Federal University of Ceará (UFC) as future environmental educators and reported on the experience of the activities carried out by the Group of Studies in Environmental Education (Geeduca), a group composed of students willing to contribute for the formation in environmental education, that during four years of operation promoted semester cycles of activities in environmental education directed to the academic community. For the survey, a questionnaire of seven questions was proposed whose analysis pointed to the short knowledge about the themes that involve environmental education, reinforcing the need to propose environmental education in the academic environment. For this, It’s necessary a better performance of teachers, students and institutional managers. The activities of Geeduca contributed positively to academic training improvement of Biological Sciences’ students on UFC. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48181 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_casilvajunior.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.