Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48113
Type: Dissertação
Title: FCTOOL: uma ferramenta para a geração de roteiros adaptativos de aulas invertidas de sistemas distribuídos
Title in English: FCTOOL: a software for generating adaptive study guides for flipped classes in distributed systems courses
Authors: Araújo, Pedro Teixeira de
Advisor: Carvalho, Windson Viana de
Keywords: Sistemas Distribuídos;Aprendizagem adaptativa;Sala de aula invertida;Linha de produto de documentos;FCTOOL
Issue Date: 2019
Citation: ARAÚJO, Pedro Teixeira de. FCTOOL: uma ferramenta para a geração de roteiros adaptativos de aulas invertidas de sistemas distribuídos. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos cursos da área da Computação, ensinar a disciplina de Sistemas Distribuídos (SD) apresenta muitos desafios, relacionados, principalmente, ao conhecimento prévio dos alunos. Metodologias Ativas, como a Aprendizagem Adaptativa e Sala de Aula Invertida, já se mostram efetivas na melhoria de processos de ensino-aprendizado em disciplinas que compartilham contextos semelhantes a esse de SD. A utilização em conjunto dessas abordagens faz com que os alunos possam explorar os conteúdos de maneira adaptável, sem deixar de atender aos objetivos da aula, definidos pelo professor. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a concepção e desenvolvimento de uma ferramenta baseada no conceito de Linha de Produtos de Documentos para a geração de roteiros de estudos adaptáveis, chamada Flipped Classrom Tool (FCTOOL). Essa solução computacional foi concebida para auxiliar a condução de Aulas Invertidas, com ênfase nos momentos de preparação da aula e entrega de materiais personalizados para os estudantes. A avaliação de FCTOOL foi feita em duas perspectivas: professores e alunos. Participaram desse estudo 26 alunos e 2 professores. Na perspectiva dos professores, a utilidade e facilidade de uso da ferramenta foram avaliados por dois docentes. Os resultados mostram que ambos os docentes aprovaram o uso da ferramenta para as aulas de Sistemas Distribuídos. Já na perspectiva dos alunos, os resultados colhidos mostram que a maior parte dos alunos avaliaram positivamente a abordagem proposta e se sentiram motivados em relação às aulas invertidas com roteiros personalizados. Além disso, o uso de FCTOOL para a adaptação de conteúdos não causou impactos negativos para o ganho de conhecimento dos alunos. Este trabalho apresenta a concepção e desenvolvimento de um modelo de Aulas Invertidas Adaptativas apoiado por uma ferramenta computacional. As principais características do modelo desenvolvido, assim como os detalhes da ferramenta FCTOOL são explicitados neste trabalho.
Abstract: In the computer courses, teaching Distributed Systems (DS) presents many challenges, mainly related to the students’ heterogeneous prior knowledge. Active methodologies, such as Adaptive Learning and Flipped Classroom, are already effective in improving teaching-learning processes in courses that share similar contexts to DS. Using these approaches together could enable students to explore content adaptively while meeting the professor’s goals. In this context, this work presents the design and development of a web-tool for the generation of customised study scripts. We call it the Flipped Classroom Tool (FCTOOL). This tool applies some concepts of the Document Product Lines, and it is designed to assist with conducting Flipped Classes. FCTOOL focuses on the class preparation time and delivery of custom materials to students. The FCTOOL assessment was conducted from two perspectives: professors and students. Twenty-six students and two professors participated in this study. From the professors’ perspective, acceptance of methodology and ease of use of the tool were evaluated by two professors. The results show that both educators approved the use of the FCTOOL for Distributed Systems classes. From the students’ perspective, the results show that most students positively evaluated the proposed approach and felt motivated about Flipped Classes with Adaptive Learning techniques. Also, the use of FCTOOL for content adaptation did not negatively impact students’ knowledge gain. This paper presents the conception and development of an Adaptive Flipped Classes model supported by a computational tool. The main features of the developed model, as well as the details of the FCTOOL tool are explained in this work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48113
Appears in Collections:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_ptaraújo.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.