Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortaleza |
Authors: | Bezerra, Talita Kelly Santos Farias, Gilmar Alves de |
Keywords: | Educação Inclusiva;Escola Pública;Processo de Ensino-Aprendizagem;Autismo em crianças |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Pontes Editores |
Citation: | BEZERRA, Talita Kelly Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. A vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 51-68. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nos primórdios da história do homem, os deficientes foram colocados em manicômios, deixados para mendigar nas ruas ou levados à fogueira. O preconceito e a discriminação estavam arraigados na sociedade de forma muito mais sólida. No Brasil, as leis que asseguram os direitos dos deficientes são recentes, uma das leis mais importantes, o estatuto da pessoa com deficiência foi aprovada em 2015. No entanto, a lei 12.764, Política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, foi sancionada em 2012. Essa lei garante que as crianças com autismo tenham a garantia de matrículas nas escolas, portanto acesso à educação. Sabe-se que o ensino de crianças deficientes necessita de profissionais preparados para lidar com as potencialidades e as limitações destas crianças. Infere-se, portanto, que o preparo profissional dos(as) pedagogos(as) seja maior, ou seja, que exija uma maior formação destes professores. Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa é compreender a vivência do aprendizado de crianças com autismo nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE, e o objetivo específico é avaliar o processo de formação dos professores que ensinam crianças autistas. A questão geral levantada é averiguar como as crianças com autismo vivenciam o aprendizado no ambiente escolar, e a questão específica é saber o tipo de formação dos professores de crianças autistas.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089 |
ISBN: | 978-85-217-0201-6 |
Appears in Collections: | FACED - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_tksbezerragafarias.pdf | 189,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.