Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortaleza
Autor(es): Bezerra, Talita Kelly Santos
Farias, Gilmar Alves de
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Escola Pública;Processo de Ensino-Aprendizagem;Autismo em crianças
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: BEZERRA, Talita Kelly Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. A vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 51-68.
Resumo: Nos primórdios da história do homem, os deficientes foram colocados em manicômios, deixados para mendigar nas ruas ou levados à fogueira. O preconceito e a discriminação estavam arraigados na sociedade de forma muito mais sólida. No Brasil, as leis que asseguram os direitos dos deficientes são recentes, uma das leis mais importantes, o estatuto da pessoa com deficiência foi aprovada em 2015. No entanto, a lei 12.764, Política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, foi sancionada em 2012. Essa lei garante que as crianças com autismo tenham a garantia de matrículas nas escolas, portanto acesso à educação. Sabe-se que o ensino de crianças deficientes necessita de profissionais preparados para lidar com as potencialidades e as limitações destas crianças. Infere-se, portanto, que o preparo profissional dos(as) pedagogos(as) seja maior, ou seja, que exija uma maior formação destes professores. Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa é compreender a vivência do aprendizado de crianças com autismo nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE, e o objetivo específico é avaliar o processo de formação dos professores que ensinam crianças autistas. A questão geral levantada é averiguar como as crianças com autismo vivenciam o aprendizado no ambiente escolar, e a questão específica é saber o tipo de formação dos professores de crianças autistas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089
ISBN: 978-85-217-0201-6
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_tksbezerragafarias.pdf189,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.