Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Matos, Fernanda Cíntia Costa | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T15:00:48Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27T15:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. 183 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-0989-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora CRV | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | As dimensões epistemológicas do saber matemático | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este livro tem o propósito de promover ações voltadas, sobretudo, para provocar novas discussões e reflexões, sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Organizado por professores, para estudantes e professores é constituído por uma recolha de vários artigos, começando pela Função da Epistemologia na Formação de Professores de Matemática da Escola Secundária, do professor Bruno D' Amore, passando por Reflexões sobre a Formação Epistemológica no Ensino Superior dos Professores de Matemática, de Femanda Cíntia Costa Matos e Daniel Brandão Menezes e, das Reflexões Dedutiva e Epistemológica sobre a Formação Matemática para o Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fechando um ciclo. Outros artigos exemplificam e discutem as experiências didáticas ocorridas em salas de aulas, ampliando nosso olhar sobre questões contemporâneas postas pelo intenso diálogo entre os autores. Eles por certo permitirão compreender as continuidades do pensamento crítico. Parafraseando Pedro Roberto Pontes Santos, em seu livro, somos professores e nosso objeto de trabalho é o conhecimento. Mas o que é o conhecimento? O que é conhecer? Como é que nós conhecemos? Não existem respostas fáceis para essas questões, e este livro para qual o tenho a honra de prefaciá-Io aponta caminhos e reinventa soluções. Os tempos que correm nos textos organizados por Maria José Costa dos Santos, Fernanda Cíntia Costa Matos e Elisângela Bezerra Magalhães sugerem que estamos apenas começando, mas ainda estamos bem longe do fim. Todo trabalho acadêmico é essencialmente coletivo e uma das qualidades da obra encontra-se no fato de permitir entrar rapidamente nas diferentes problemáticas do domínio, escolher os diferentes quadros teóricos que foram desenvolvidos pelos autores, e conhecer um consequente conjunto de resultados que a obra oferece num vasto campo. Colocado à disposição dos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, este livro sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem de práticas docentes dos professores de matemática, decorrentes das experiências e do trabalho desenvolvido por eles, certamente fornecerá subsídios necessários para ajudá-los a analisar as práticas cotidianas nas aulas e, sobretudo facilitar a construção de novas maneiras de ensinar considerando a linha metodológica das atividades realizadas com os estudantes de vários cursos, buscando construir pontes para os novos desafios que se configuram no atual cenário da educação: dinâmico, transformador e criativo. É uma alegria imensa compartilhar com professores, amigos e estudantes o conhecimento construído nas várias atividades realizadas com os estudantes e com os nossos colegas, que estão presentes em cada reflexão, em cada debate, de modo permanente e que marcaram toda trajetória do caminho dessa obra, da longa jornada de nos tomarmos professores melhores. Se avaliarmos o nosso próprio crescimento pedagógico advindo do desafio diário de ser professor, simplesmente, assim como vários professores presentes nas escolas poderão avaliar do mesmo modo a qualidade do trabalho desenvolvido na comunidade educacional. É muito grato para nós, participar desse livro e colocar a disposição de vocês o conteúdo desta obra com a esperança de que o mesmo contribua para enriquecer o trabalho coletivo que realizam e despertar em vocês o desejo e a vontade de buscar, de inovar, de criar e, sobretudo, de seguir buscando cada vez mais, pois, somente assim estaremos preparados para contribuir de modo pleno e satisfatório no desenvolvimento dos nossos alunos, últimos destinatários de todos os nossos esforços. | pt_BR |
Appears in Collections: | FACED - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_liv_mjcsantosfccmatos.pdf | 134,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.