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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorFurtado, Ismael Pordeus Bezerra-
dc.date.accessioned2019-11-20T14:42:22Z-
dc.date.available2019-11-20T14:42:22Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationFURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Portal ou porteira? Os professores e uma experiência de integração da internet no ensino fundamental por meio de um portal educativo. 2004. 160f. – Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47828-
dc.description.abstractComputers and Internet are cultural tools and, therefore, they are deeply inserted in our ways of producing, communicating and thinking. Digital networks, with their tools of communication, interaction and hipertextuality, represent a new intellectual technology. In education, the internet becomes more and more a supporting tool to the learning-teaching process, incorporating elements traditionally associated to distance learning and to the formal/traditional teaching. From this gathering, a hybrid teaching model comes to life, uniting distance and on-site moments, widening the classroom space beyond its physical boundaries. At the same time that it opens possibility fields, the use of the internet in school settings demands new methods and, mainly, teachers´ preparation. In this setting, the educational web portals come to sight and by reuniting all the resources of the digital networks and presenting a methodological proposal they try to replace internet use and the preparation of teachers, by means of showing a final and ready product. Among these portals, we approached the Educational Portal and its use by 7 de Setembro school in Fortaleza, Ceará. By means of a case study, we tried to follow the evolution of this relationship, trying to understand its methodology of action and of teacher preparation. Yet, we sought to give the teachers an opportunity so that they, as the main agents of the educational process, could tell how they see the Internet before the arrival of the Web Portal in the school system and their reactions and assessment about the Educational Portal. As a result of this analysis, we came to the preparation of a methodological proposal, by the teachers, to the work with the internet in Elementary School, based on the knowledge produced in the daily work with the digital networks through the Educational Portalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEnsino - formação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologia de pesquisa históricapt_BR
dc.titlePortal ou porteira? Os professores e uma experiência de integração da internet no ensino fundamental por meio de um portal educativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComputadores e Internet são instrumentos de nossa cultura e, como tal, estão profundamente inseridos em nosso modo de produzir, comunicar e pensar. As redes digitais, com suas ferramentas de comunicação, interação e hipertextualidade, representam uma nova tecnologia intelectual. Na educação, a Internet cada vez mais se configura como um instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, incorporando elementos tradicionalmente associados à educação a distância ao ensino formal. Dessa junção, surge um modelo híbrido de ensino, reunindo momentos presenciais e não presenciais, ampliando o espaço da sala de aula para além dos seus limites físicos. Ao mesmo tempo em que abre campos de possibilidades, a utilização da Internet na escola exige novos métodos e, sobretudo, o preparo do professor. É nesse quadro que surgem os portais educacionais, que ao reunir todos os recursos das redes digitais e apresentarem uma proposta de metodologia, tentam substituir o uso da Internet e a formação dos professores, por via de um modelo pronto e acabado. Entre estes portais, abordamos o Portal Educacional e a sua utilização pelo Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza, Ceará. Por intermédio de um estudo de caso, procuramos acompanhar a evolução dessa relação, tentando compreender sua metodologia de trabalho e formação docente. Buscamos ainda dar voz aos professores para que eles, como principais agentes do processo educativo, relatem como vêem a Internet antes da chegada do portal à escola, suas reações e avaliações sobre o Educacional. Como resultado dessa análise, chegamos à elaboração de uma proposta metodológica, pelos professores, para o trabalho com a Internet no Ensino Fundamental, tendo como base os saberes experienciais acumulados no trabalho cotidiano com as redes digitais, por meio do Portal Educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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