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dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2019-11-20T11:46:12Z-
dc.date.available2019-11-20T11:46:12Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, José Gerardo. Corpo e prisão: educação para "liberdade" ou mais um território de olho do poder, na Universidade Federal do Ceará?. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 17-26.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-194-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47817-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia do sistema prisionalpt_BR
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectPoder de políciapt_BR
dc.subjectViolência policialpt_BR
dc.titleCorpo e prisão: educação para liberdade ou mais um território de olho do poder, na Universidade Federal do Ceará?pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs marcas escuras das grades revelam lugares sombrios prontos a emergir nas frinchas que acalentam as vidas no submundo das celas e, ao mesmo tempo, persistem com a intensidade que lhe é devida em busca do mundo de fora. É que a liberdade passa a ser o elemento mais esperado ou, conforme relata Dostoiévski, em seu livro Memória da Casa dos Mortos "A maior virtude, ali, era o dom de não sentir admiração fosse pelo que fosse. Viviam todos preocupados com a maneira de se conduzirem no exterior." (DOSTOIÉVSKI, 1995, p. 316).[...] Todavia, a interdição da liberdade pode ser recomposta nas marcas corporais. Elas revelam as atrocidades de um campo minado por códigos normalizadores que resvalam na saga do "condenado" e o fazem optar constantemente entre a vida exterior - da liberdade - fundada no risco e o caminho institucional da vida, denominado pelos presos de "porta da frente". É que a lei da cela é de outra ordem. Liberdade pode não conter o mesmo percurso do mundo de fora. O estonteante poder de mando é induzido nos campos silenciosos de vontades nem sempre reveladoras de força. Atos que marcam um mundo sagrado de supostas axiologias clandestinas.[...]pt_BR
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