Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47764
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de progressões geométricas e a formação do professor no IFCE
Authors: Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Barreto, Marcilia Chagas
Keywords: Matemática - Ensino;Matemática - Progressões;Formação do Professor
Issue Date: 2011
Publisher: Revista Conexões - Ciência e Tecnologia
Citation: ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; BARRETO, Marcilia Chagas Barreto Uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de progressões geométricas e a formação do professor no IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 9-24, mar. 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo constitui-se uma discussão teórica a respeito de alguns elementos didáticos e metodológicos relacionados à noção de progressões geométricas. Tal conteúdo de estudo, obrigatório no ensino escolar, constitui-se elemento importante do saber específico do futuro professor de Matemática. Parte dos aspectos metodológicos discutidos aborda inclusive a questão da qualidade do livro didático e do uso de tecnologias no ensino intuitivo do referido conceito. São apresentadas também algumas considerações relacionadas à aplicação da metodologia de ensino chamada Sequência Fedathi. Sua utilização exemplifica determinados momentos do ensino/aprendizagem que promovem a intuição do estudante e buscam responder a determinados questionamentos corriqueiros no ambiente de formação de professores de Matemática, tais como: De que modo ensinar progressões geométricas? Que metodologia se deve empregar? Estas perguntas parecem naturais para um futuro professor,entretanto discutem-se também algumas dissertações e teses, inclusive produzidas em outros países, que apontam problemas na formação acadêmica e não preparam o licenciando para responder a estes e a outros questionamentos específicos. Por fim, apresentam-se as considerações finais e recomendações para o futuro professor egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Abstract: This article provides a theoretical discussion about teaching and methodological elements related to the concept of geometric progressions. This content of study, compulsory in school education, is an important element of specific knowledge for future Mathematics teachers. Some of the methodological aspects discussed include the issues of quality of textbooks and the use of technology in the intuitive teaching of the referred concept. Some considerations related to the application of the learning methodology called Fedathi’s Sequence are also presented. Its use exemplifies certain moments of the teaching/learning process which promote student's intuition and try to answer particular questions which are recurrent in the training environment of Mathematics teachers, such as: How do you teach geometric progressions? Which methodology should be employed? These questions seem natural for a future teacher. However, theses and dissertations are also discussed, some of them produced in other countries, which indicate problems in the academic studies and do not prepare the teachers-to-be to answer these and other specific questions. Finally, there are the final considerations and recommendations for the future teacher who graduates from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47764
ISSN: 2176-0144
Appears in Collections:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_frvalves2.pdf278,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.