Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47743
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Uma Sequência Didática para explorar a regra de L`Hospital com o uso da Tecnologia
Título en inglés: A Didactical Sequence to explore the rule of L'Hospital with the use of technology
Autor : Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Sequência Fedathi;Geograbra;Didática
Fecha de publicación : 2012
Citación : ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para explorar a regra de L`Hospital com o uso da tecnologia. EMP Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n.2, p. 337-367, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Apresenta-se uma Engenharia Didática – ED, com o tema envolvendo situações de ensino, no contexto de uso regra de L´Hospital no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. A fase de experimentação e validação da ED é apoiada na metodologia de ensino nominada Sequência Fedathi. Deste modo, produziu-se um clima de investigação em duas atividades, com a participação de quatro duplas de alunos da licenciatura em Matemática, nas quais, o uso do Geogebra se mostrou essencial. Na etapa de análise a posteriori, destacamos: com a exploração do software, os alunos comparam os dados de natureza geométrica com os de natureza analítico-algébrica; o software possibilitou um entendimento, mediante a natureza da mediação didática, da manifestação de indeterminações de natureza geométrica, além de evitar a aplicação irrefletida da regra, o que é recorrente num ensino que se limita ao quadro algébrico
Abstract: t presents an Didactical Engineering – DE, with situations involving the issue of education, in the context of the use of L'Hospital rule, in the course of a degree in Mathematics from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. The phase of experimentation and validation of DE is supported in the teaching methodology nominated Fedathi sequence. Thus, there has been a research climate in two activities, with the participation of four pairs of undergraduate students in Mathematics, in which the use of GeoGebra proved essential. In the subsequent analysis, include: the exploitation of software, students compare the datas with the geometric nature of the analytic-algebraic nature, the software enabled an understanding, through the didactic nature of mediation, the manifestation of indeterminacies in nature geometric, and avoid the unthinking application of the rule, which the applicant is a teaching that is limited to the algebraic framework.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47743
ISSN : 1983-3156
Aparece en las colecciones: LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_frvalves.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.