Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47668
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Uma poética conciliadora: o discurso crítico e a abstração informal de Antônio Bandeira |
Autor(es): | Lopes, Almerinda da Silva |
Palavras-chave: | Bandeira, Antonio, 1922-1967;Pintura moderna;Pintura abstrata |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | LOPES, Almerinda da Silva. Uma poética conciliadora: o discurso crítico e a abstração informal de Antônio Bandeira. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 31-49. |
Resumo: | O transcurso dos 40 anos da morte do pintor cearense torna-se um momento singular para revitalizar o nome do artista – que foi injustamente esquecido –, como para lançar um novo olhar sobre sua obra, também pouco conhecida do público atual, pois raramente foi exposta em instituições culturais brasileiras e estrangeiras, após 1967, quando ocorreu sua morte prematura em Paris. Antônio Bandeira foi um dos pioneiros formuladores da abstração informal no Brasil e até mesmo na França (considerando ter aprimorado a praxe e reordenado a linguagem poética na Escola de Belas Artes, na Academia da Grande Chaumiére, na convivência com artistas e com o ambiente cultural de Paris, logo após o término da Segunda Guerra), quase nada foi feito, até então, em ambos os países, seja para salvaguardar a sua memória, seja para avaliar o significado de sua pintura no âmbito do modernismo. Embora os articulistas da imprensa fizessem verdadeira apologia da integração do artista e do reconhecimento de sua pintura na capital francesa, facilmente se deduz hoje que o abatimento e a crise gerados pelo armistício dificultaram a vida dos milhares de artistas estrangeiros que lá atuaram na época. O brasileiro, certamente, não seria nenhuma exceção, pois para sobreviver contaria apenas com o ínfimo valor de uma bolsa de estudo que lhe concedeu o governo francês, e esporadicamente conseguia vender algumas de suas telas.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47668 |
ISBN: | 978-85-7463-920-7 |
Aparece nas coleções: | ICA - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_aslopes.pdf | 11,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.