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Tipo: Tese
Título: Sobre sociedade, cinema e revolução: cooptação e produção através de uma análise crítica
Título em inglês: About society, cinema and revolution: cooptation e production through a critical analysis
Autor(es): Bessa, André Luiz Santiago Pires
Orientador: Antunes, Deborah Christina
Palavras-chave: Teoria Crítica;Cooptação;Cinema
Data do documento: 2018
Citação: BESSA, André Luiz Santiago Pires. Sobre sociedade, cinema e revolução: cooptação e produção através de uma análise crítica. 110f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo questionar-se, sob uma ótica inspirada na primeira geração da chamada Escola de Frankfurt, sobre as reverberações da indústria cinematográficas estadunidense na sociedade. O primeiro capítulo se trata de uma revisão crítica sobre a história da Escola de Frankfurt com o objetivo de delimitar mais acertadamente o posicionamento do trabalho frente a um espectro de “posicionamentos críticos” que afloram hoje na sociedade acadêmica. No segundo capítulo contaremos com uma discussão tanto histórica quanto crítica do processo de produção cinematográfica tendo como horizonte o questionamento: sobre quem são as histórias que são mostradas no cinema? E como fim, discutiremos como se dá o processo de cooptação de histórias de outras mídias e como essa técnica distorce e ajusta as histórias de uma outra mídias para que elas tenham a função de manutenção do ​status quo da sociedade de capital. Para tanto, usaremos como eixo central no terceiro capítulo a obra “V de Vingança” por seu peso social adquirido através do tempo.
Abstract: The present work aims to question, from a perspective inspired by the first generation of the so-called Frankfurt School, on the reverberations of the American cinematographic industry in society. The first chapter deals with a critical review of the history of the Frankfurt School with the aim of more accurately delimiting the positioning of the work in the face of a spectrum of "critical positions" that emerge today in academic society. In the second chapter we will discuss a historical and critical discussion of the process of film production with the questioning horizon: about who are the stories that are shown in the cinema? And as an end, we will discuss how the process of co-opting stories from other media occurs and how this technique distorts and adjusts the stories of other media so that they have the function of maintaining the status quo of the capital society. To do so, we will use as central axis in the third chapter the work "V of Revenge" for its social weight acquired through time.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47665
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