Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47645
Tipo: Resumo
Título : Identificação do rubi e diferenciação de suas imitações
Autor : Oliveira, Isaac Gomes de
Rodrigues, Rayron Maia
Franco, Julia Coutinho
Carneiro, Narjara Maria Araújo
Neri, Tereza Falcão de Oliveira
Palabras clave : Rubi;Imitações;Identificação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : OLIVEIRA, Isaac Gomes de et al.Identificação do rubi e diferenciação de suas imitações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: Sabe-se da importância do conhecimento gemológico para diferenciação das gemas naturais, sintéticas e artificiais. O rubi, variação do grupo coríndon, tem um grande valor e importância comercial, tanto para joalheria e para a indústria, usado como adorno e abrasivo. Por ser a segunda gema mais cara e cobiçada no planeta, existe varias tentativas de copiar suas características e ate mesmo tentar substituí-lo. Espinélio, Turmalina, Topázio, Rutilo, Zircão são muitos semelhantes ao rubi, podendo facilmente ser usados como substitutos devido as suas diversas semelhanças visuais. Mesmo um especialista pode não conseguir diferenciar visualmente, mas existem varias características que permitem uma diferenciação eficaz. Para a distinção do Rubi das outras gemas em questão, é necessário o refratômetro, polariscópio, microscópio. Além disso, há também os doublets e triplets que podem ser constituídos de duas ou mais substancias naturais ou artificiais, a fim de se assemelharem bastante visualmente e nas características gemologicas com o rubi; com o uso do refratômetro e do microscópio é possível reconhecer estas fraudes. Logo, após os diversos estudos e observações realizados no laboratório de gemologia, pode-se notar a necessidade de atenção dos profissionais que lidam com gemas, pois fraudes e imitações envolvendo o rubi são muito frequentes. Realizar uma identificação apenas visualmente torna-se um grande risco, pois a aparência da imitação pode ser idêntica ao do rubi, para cada caso de suposta imitação, existem formas específicas de diferenciar as substâncias e cabe ao profissional ter o conhecimento e o discernimento para realiza-lo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47645
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_igoliveira.pdf49,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.