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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Harlon Romariz Rabelo-
dc.contributor.authorGonçalves, Danyelle Nilin-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:37:24Z-
dc.date.available2019-11-11T12:37:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Harlon Romariz Rabelo; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Entre disposições e estratégias dos alunos e suas famílias das escolas estaduais de educação profissional no Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47627-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de escolarizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médio-integradopt_BR
dc.subjectQuase-mercado escolarpt_BR
dc.titleEntre disposições e estratégias dos alunos e suas famílias das escolas estaduais de educação profissional no Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir de 2008 tem-se no Ceará o início de uma política de ensino médio integrado à educação profissional, que se faz por meio das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Tais escolas aparecem de forma singular entre as já existentes escolas públicas estaduais por possuir currículo, estrutura física, orçamento, tempo de estudo, seleção de docentes e discentes, perfil de alunos e reputação diferenciada. As Escolas de Educação profissional também apresentam melhores resultados nas avaliações externas e figuram positivamente no imaginário de muitos alunos e famílias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relação a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Tal discussão se dá a partir da análise de dados do Questionário Socioeconômico do ENEM, também a partir de entrevistas exploratórias com coordenadores, de dados de um questionário aplicado com alunos de duas dessas escolas em Fortaleza, bem como com dados de entrevistas semiestruturadas com alguns pais desses alunos. Os dados e a perspectiva teórica adotada permitem compreender as expectativas e estratégias desses alunos e de suas famílias dentro de um contexto disposicional de capitais sociais e culturais e refletir tais configurações a partir do conceito de quase-mercado escolar, destrinchando processos mais complexos de hierarquização escolar e estratégias de escolarização.pt_BR
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