Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47627
Type: | Resumo |
Title: | Entre disposições e estratégias dos alunos e suas famílias das escolas estaduais de educação profissional no Ceará |
Authors: | Santos, Harlon Romariz Rabelo Gonçalves, Danyelle Nilin |
Keywords: | Estratégias de escolarização;Ensino médio-integrado;Quase-mercado escolar |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Entre disposições e estratégias dos alunos e suas famílias das escolas estaduais de educação profissional no Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir de 2008 tem-se no Ceará o início de uma política de ensino médio integrado à educação profissional, que se faz por meio das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Tais escolas aparecem de forma singular entre as já existentes escolas públicas estaduais por possuir currículo, estrutura física, orçamento, tempo de estudo, seleção de docentes e discentes, perfil de alunos e reputação diferenciada. As Escolas de Educação profissional também apresentam melhores resultados nas avaliações externas e figuram positivamente no imaginário de muitos alunos e famílias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relação a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Tal discussão se dá a partir da análise de dados do Questionário Socioeconômico do ENEM, também a partir de entrevistas exploratórias com coordenadores, de dados de um questionário aplicado com alunos de duas dessas escolas em Fortaleza, bem como com dados de entrevistas semiestruturadas com alguns pais desses alunos. Os dados e a perspectiva teórica adotada permitem compreender as expectativas e estratégias desses alunos e de suas famílias dentro de um contexto disposicional de capitais sociais e culturais e refletir tais configurações a partir do conceito de quase-mercado escolar, destrinchando processos mais complexos de hierarquização escolar e estratégias de escolarização. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47627 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hrrsantos.pdf | 49,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.