Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598
Type: Artigo de Evento
Title: Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi
Authors: Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Sequência Fedathi;Matemática - ensino;Processo de ensino aprendizagem
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757.
Abstract in Brazilian Portuguese: de ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:DEE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_lmmlima2.pdf247,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.