Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47591
Type: Artigo de Periódico
Title: Relações entre a Sequência Fedathi e as Alavancas Meta no ensino de álgebra linear
Authors: Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Borges Neto, Hermínio
Santos, Maria José Costa dos
Keywords: Álgebra linear;Matemática - Ensino;Sequência Fedathi
Issue Date: 2015
Publisher: UFPE
Citation: FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Relações entre a Sequência Fedathi e as Alavancas Meta no ensino de álgebra linear. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife (PE), v. 6, n. 1, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo analisou a interação entre a Sequência Fedathi (SF) e possíveis Alavancas Meta (AM) em aulas de Álgebra Linear verificando as relações e possibilidades decorrentes do uso concomitante de ambas no ensino da noção de base de um espaço vetorial. Através de observação direta de algumas aulas referentes às noções elementares, identificamos e analisamos a presença de recursos passíveis de se tornarem AM nas fases da SF, cujos resultados foram positivos, indicando que podem auxiliar a mediação docente no sentido de proporcionar situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a ocorrência de abstração reflexionante, à medida que favorece a ação discente em sala de aula para reflexão sobre os conteúdos propostos. Portanto, se constituem como subsídios promissores para o professor que busca melhorias no ensino e aprendizagem da Álgebra Linear.
Abstract: This study analyzed the interaction between Fedathi Sequence (SF) and possible Meta Levers (AM) in Linear Algebra lessons checking relations and possibilities arising from the concurrent use of both in teaching of the basis of a vector space. Through direct observation of some classes we identify and analyze the presence of resources likely to become AM in phases of SF. The results were positive, indicating that can assist the teaching mediation in order to provide teaching and learning situations enabling the occurrence of reflective abstraction, as favors the student action in the classroom to reflect on the proposed contents. Therefore are promising subsidies for the teacher that seeks improvements in teaching and learning of Linear Algebra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47591
ISSN: 2177 - 9309
Appears in Collections:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_fcffontenele.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.