Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581
Tipo: Resumo
Título: Extensão em consultoria escolar
Autor(es): Lima, Antônia Valesca Romão de
Silva, Pâmela Bezerra da
Coelho, Guilherme Araújo
Monteiro, Rebeca Áurea Ferreira Gomes
Lima, Laísa Soares de
Germano, Idilva Maria Pires
Palavras-chave: Extensão;Psicologia escolar;Consultoria escolar
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Antônia Valesca Romão; et al. Extensão em consultoria escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Este projeto de extensão, em processo de implementação, consiste em uma consultoria escolar de caráter multidisciplinar em uma escola da rede pública de Fortaleza, promovido pelo PET Psicologia UFC, contando com bolsistas e não bolsistas do programa. É norteado pelo princípio da co-construção comunitária e em rede e tem como objetivo central solucionar ou minimizar os problemas identificados na comunidade escolar. Além de atividades de intervenção, pretende conduzir pesquisas, contribuindo para a formação acadêmica dos integrantes, assim como para melhorias na educação ofertada na escola participante. O projeto selecionou uma escola pública da rede municipal da cidade de Fortaleza interessada em participar. Foi realizado, inicialmente, um encontro com a gestão pedagógica para um levantamento geral dos problemas que a escola enfrenta. Após esse primeiro contato e a confirmação da colaboração da coordenação, a equipe avaliou as possibilidades de intervenção no âmbito das demandas identificadas e iniciou o plano de trabalho para posterior execução. Na etapa de planejamento da intervenção, buscou-se desenvolver métodos de avaliação dos problemas mapeados e das ações a serem concretizadas, a fim de medir os resultados e a efetividade das ações a serem implementadas. Com esses dados, objetiva-se desenvolver relatos de experiências sobre o projeto e produzir conteúdo teórico sobre novas metodologias educativas. Entre os obstáculos encontrados citamos as greves que dificultaram o acesso à escola, a dificuldade em estabelecer contato com a Secretaria de Educação do Estado para divulgação da atividade e o árduo processo de contato com todos os atores envolvidos com a escola.O projeto tem se mostrado uma rica oportunidade para a formação da equipe, refletindo os desafios cotidianos para a atuação do psicólogo no campo escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_avrlima.pdf49,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.