Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47415
Tipo: Artigo de Evento
Título: Construindo conceitos geométricos com o amparo da Sequência Fedathi
Autor(es): Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Palavras-chave: Sequência Fedathi;Geograbra;Matemática - Ensino
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. Construindo conceitos geométricos com o amparo da Sequência Fedathi. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 89-95. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da Matemática mais significativo, desafiando os alunos a assumirem uma postura mais ativa diante da construção dos conceitos geométricos. Pois verificamos uma dificuldade por parte dos alunos na assimilação e aplicação de alguns conceitos, ocasionando futuramente um rendimento insatisfatório na Geometria. Descreveremos situações de aprendizagem as quais foram vivenciadas à luz da Sequência Fedathi, utilizando como ferramenta didática o Software Geogebra. Essa proposta pedagógica foi trabalhada com uma turma de alunos do 5.0 ano do Ensino Fundamental, os quais realizaram as atividades numa sala de multimídia equipada com tablets, sob a mediação do professor. Aplicação da Sequência Fedathi durante o processo de ensino e aprendizagem contribuiu para fomentar o raciocínio matemático, a autonomia e a busca do saber matemático, possibilitando aos alunos a construção e o maior entendimento de alguns conceitos geométricos primitivos: ponto, reta, plano, posições relativas de retas e ângulos
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47415
ISSN: 2359 1765
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_aprasantos2.pdf848,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.