Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Marteana Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-10-31T11:24:36Z-
dc.date.available2019-10-31T11:24:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLIMA, Marteana Ferreira de. Trabalho e constituição do ser social: uma incursão na ontologia Lukacsiana. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.774-782. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFECLESCpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.titleTrabalho e constituição do ser social:uma incursão na ontologia Lukacsianapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escrita é uma tecnologia relevante de comunicação social, com função central atribuída ao registro de informações, também importe para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. Estudos realizados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Morais são referências teóricas importantes para o planejamento de professores que objetivam desenvolver práticas pedagógicas promotoras de uma aprendizagem de escrita significativa para as crianças. Este estudo objetivou analisar o que e como as crianças escrevem e como a escrita é trabalhada na prática pedagógica da professora, confrontando a prática observada com os estudos dos autores acima referidos. Utilizei como metodologia a observação em sala de aula, em uma escola da rede municipal de Horizonte-Ceará, e a análise das produções escritas das crianças e da prática da professora. O estudo revelou que a ação pedagógica observada cria uma relação de dependência entre a leitura e a escrita. Constatei ainda que as crianças estão em um processo de transição do nível alfabético para o nível alfabético ortográfico e que a prática pedagógica da professora intervém diretamente no desenvolvimento da escrita da criança. Ao relacionar a forma como a professora realiza as atividades com o suporte teórico já especificado, percebi que não são empregadas ações relacionadas com os conhecimentos prévios, nem é feita relação com o cotidiano das crianças para que a escrita e a aprendizagem sejam significativas. Percebi, além disso, a utilização da memorização da ortografia através da leitura e cópia, ao invés de (re)criação e socialização das normas ortográficas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_mflima.pdf131,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.