Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Marteana Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T11:24:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T11:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marteana Ferreira de. Trabalho e constituição do ser social: uma incursão na ontologia Lukacsiana. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.774-782. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | FECLESC | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.title | Trabalho e constituição do ser social:uma incursão na ontologia Lukacsiana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A escrita é uma tecnologia relevante de comunicação social, com função central atribuída ao registro de informações, também importe para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. Estudos realizados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Morais são referências teóricas importantes para o planejamento de professores que objetivam desenvolver práticas pedagógicas promotoras de uma aprendizagem de escrita significativa para as crianças. Este estudo objetivou analisar o que e como as crianças escrevem e como a escrita é trabalhada na prática pedagógica da professora, confrontando a prática observada com os estudos dos autores acima referidos. Utilizei como metodologia a observação em sala de aula, em uma escola da rede municipal de Horizonte-Ceará, e a análise das produções escritas das crianças e da prática da professora. O estudo revelou que a ação pedagógica observada cria uma relação de dependência entre a leitura e a escrita. Constatei ainda que as crianças estão em um processo de transição do nível alfabético para o nível alfabético ortográfico e que a prática pedagógica da professora intervém diretamente no desenvolvimento da escrita da criança. Ao relacionar a forma como a professora realiza as atividades com o suporte teórico já especificado, percebi que não são empregadas ações relacionadas com os conhecimentos prévios, nem é feita relação com o cotidiano das crianças para que a escrita e a aprendizagem sejam significativas. Percebi, além disso, a utilização da memorização da ortografia através da leitura e cópia, ao invés de (re)criação e socialização das normas ortográficas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_mflima.pdf | 131,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.