Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Trabalho e constituição do ser social:uma incursão na ontologia Lukacsiana |
Autor : | Lima, Marteana Ferreira de |
Palabras clave : | Ensino;Processo ensino-aprendizagem;Leitura e escrita |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | FECLESC |
Citación : | LIMA, Marteana Ferreira de. Trabalho e constituição do ser social: uma incursão na ontologia Lukacsiana. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.774-782. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo. |
Resumen en portugués brasileño: | A escrita é uma tecnologia relevante de comunicação social, com função central atribuída ao registro de informações, também importe para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. Estudos realizados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Morais são referências teóricas importantes para o planejamento de professores que objetivam desenvolver práticas pedagógicas promotoras de uma aprendizagem de escrita significativa para as crianças. Este estudo objetivou analisar o que e como as crianças escrevem e como a escrita é trabalhada na prática pedagógica da professora, confrontando a prática observada com os estudos dos autores acima referidos. Utilizei como metodologia a observação em sala de aula, em uma escola da rede municipal de Horizonte-Ceará, e a análise das produções escritas das crianças e da prática da professora. O estudo revelou que a ação pedagógica observada cria uma relação de dependência entre a leitura e a escrita. Constatei ainda que as crianças estão em um processo de transição do nível alfabético para o nível alfabético ortográfico e que a prática pedagógica da professora intervém diretamente no desenvolvimento da escrita da criança. Ao relacionar a forma como a professora realiza as atividades com o suporte teórico já especificado, percebi que não são empregadas ações relacionadas com os conhecimentos prévios, nem é feita relação com o cotidiano das crianças para que a escrita e a aprendizagem sejam significativas. Percebi, além disso, a utilização da memorização da ortografia através da leitura e cópia, ao invés de (re)criação e socialização das normas ortográficas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47308 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_mflima.pdf | 131,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.