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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias Filho, José Almir-
dc.contributor.authorEvaristo, Larissa Coriolano-
dc.date.accessioned2019-10-30T16:37:52Z-
dc.date.available2019-10-30T16:37:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEVARISTO, L. C. Dinamização urbanística e socioeconômica: um ensaio de intervenção na ZEDUS Montese. 2019. 120 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47259-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectZona Especial de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (ZEDUS)pt_BR
dc.subjectUso e Ocupação do Solopt_BR
dc.subjectMontese (Fortaleza, CE)pt_BR
dc.subjectEspaço publicopt_BR
dc.titleDinamização Urbanística e Socioeconômica: um ensaio de intervenção na ZEDUS Montesept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO bairro Montese representa uma das principais centralidades de Fortaleza. Acompanhando essa tendência de descentralização, a área se insere em um zoneamento especial, conhecido como ZEDUS (Zona de Dinamização Urbanística e Socioeconômica), cujos parâmetros urbanísticos são flexibilizados de forma a aumentar o potencial construtivo dessas áreas e valorizar o adensamento. O trabalho propõe a reflexão sobre a atuação dessas zonas na cidade, mediante a avaliação de aspectos dessa legislação a serem mantidos e revisados. A partir de uma análise em campo e espacialização de diversos indicadores socioeconômicos com técnicas de geoprocessamento, percebeu-se que a atratividade urbana e a falta de equipamentos na escala do pedestre são fatores importantes de desvalorização do bairro. Nesse sentido, após a proposição de premissas e diretrizes, as intervenções projetuais foram apresentadas em dois âmbitos: uso e ocupação do solo e espaço público. O primeiro busca adequar a legislação ao cenário atual do bairro, em relação a uso do solo e gabarito dos edifícios. Já o segundo, utiliza-se do desenho urbano como ferramenta de democratização do espaço público e semipúblico, através da adequabilidade de calçadas, espaços livres e compartilhados e priorização do pedestre e do transporte coletivo em detrimento do veículo particular motorizado. Essas propostas buscam, acima de tudo, adensar de forma controlada e paulatina, agregar qualidade de vida para os habitantes e fortalecer o comércio existente.pt_BR
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

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