Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254
Type: Artigo de Evento
Title: A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte
Authors: Vásquez, Héctor Andrés Briones
Holanda, Bianca Rodrigues
Barbosa, Lucas Siqueira Gomes
Keywords: Estética;Saber;Sentir
Issue Date: 2017
Publisher: FAEB - UFMS
Citation: VÁSQUEZ, Héctor Andrés Briones; HOLANDA, Bianca Rodrigues; BARBOSA, Lucas Siqueira Gomes. A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 5.; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 14-18 nov. 2017, Campo Grande(MS). Anais... Campo Grande (MS): UFFR, 2017. p. 366-377. Tema: “Enquanto esse velho trem atravessa...”: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo explanar algumas conceituações filosóficas sobre a palavra estética, demonstrando a reverberação e importância das suas ações práticas e efetivas em sala de aula como construtor crítico e social. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Jorge Larrosa, Marcos Villela e a Poética de Aristóteles como estimulador a questionamentos e propulsor de vivências que venham auxiliar na ligação intrínseca pensamento/corpo. Como proposta prática na sala de aula, realizamos uma construção escultural da deusa de Willendorf em sabonetes junto de leituras dos autores citados acima, seguido de debates sobre as sensações, os saberes construídos ou desconstruídos e demais percepções obtidas, mesmo sendo elas negativas. As aulas foram realizadas na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha com os alunos de primeiro ano do curso técnico de Administração. O título do trabalho demonstrado como Observ (ação) nos remete a esta constante busca do observar o outro, a si, a observar as sensações que perpassam pelo corpo e principalmente agir diante daquilo que lhe é proposto. É uma ação diante daquilo que se fez parado. Para-se para melhor absorver; e age-se como resposta ativa daquilo que se foi absorvido, sentido. Esta inicial pesquisa nos revelou necessária quanto a novas ressignificações, olhares e principalmente novo sentir, tendo em vista que a estética é exatamente esse momento de pausa para sentir e compreender o que estamos sentindo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254
ISSN: 2525-880X (online)
Appears in Collections:PROFARTES - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_habvzsquez.pdf270 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.