Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254
Tipo: Artigo de Evento
Título: A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte
Autor(es): Vásquez, Héctor Andrés Briones
Holanda, Bianca Rodrigues
Barbosa, Lucas Siqueira Gomes
Palavras-chave: Estética;Saber;Sentir
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: FAEB - UFMS
Citação: VÁSQUEZ, Héctor Andrés Briones; HOLANDA, Bianca Rodrigues; BARBOSA, Lucas Siqueira Gomes. A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 5.; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 14-18 nov. 2017, Campo Grande(MS). Anais... Campo Grande (MS): UFFR, 2017. p. 366-377. Tema: “Enquanto esse velho trem atravessa...”: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explanar algumas conceituações filosóficas sobre a palavra estética, demonstrando a reverberação e importância das suas ações práticas e efetivas em sala de aula como construtor crítico e social. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Jorge Larrosa, Marcos Villela e a Poética de Aristóteles como estimulador a questionamentos e propulsor de vivências que venham auxiliar na ligação intrínseca pensamento/corpo. Como proposta prática na sala de aula, realizamos uma construção escultural da deusa de Willendorf em sabonetes junto de leituras dos autores citados acima, seguido de debates sobre as sensações, os saberes construídos ou desconstruídos e demais percepções obtidas, mesmo sendo elas negativas. As aulas foram realizadas na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha com os alunos de primeiro ano do curso técnico de Administração. O título do trabalho demonstrado como Observ (ação) nos remete a esta constante busca do observar o outro, a si, a observar as sensações que perpassam pelo corpo e principalmente agir diante daquilo que lhe é proposto. É uma ação diante daquilo que se fez parado. Para-se para melhor absorver; e age-se como resposta ativa daquilo que se foi absorvido, sentido. Esta inicial pesquisa nos revelou necessária quanto a novas ressignificações, olhares e principalmente novo sentir, tendo em vista que a estética é exatamente esse momento de pausa para sentir e compreender o que estamos sentindo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254
ISSN: 2525-880X (online)
Aparece nas coleções:PROFARTES - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_habvzsquez.pdf270 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.