Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47253
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Atravessamentos poéticos: a criação artística como potência educativa em teatro nos diferentes territórios sensíveis (a atuação do artista-docente em teatro nas diferentes modalidades de ensino): pedagogia dos saberes nômades |
Autor : | Fonseca, José Flávio Gonçalves da |
Palabras clave : | Educação;Tecnologia;Arte |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | UFRR |
Citación : | FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Atravessamentos poéticos: a criação artística como potência educativa em teatro nos diferentes territórios sensíveis (a atuação do artista-docente em teatro nas diferentes modalidades de ensino): pedagogia dos saberes nômades. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26. 14-18 nov. 2016, Roraima (RR). Anais... Roraima (RR): UFFR, 2016. p.186-194. |
Resumen en portugués brasileño: | O seguinte projeto propõe a realização de uma pesquisa multidisciplinar no campo das artes e da educação por meio de dispositivos midiáticos. Para tanto, é problematizado as ideias de poéticas e saberes nômades, a partir da realização de um processo artístico-pedagógico que utiliza as tecnologias digitais para traçar um diálogo entre dois grupos de sujeitos artistas-estudantes-investigadores: professores em formação estudantes do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá e estudantes de escolas da rede estadual de educação do estado do Ceará. A pesquisa se propõe a partir da utilização dos dispositivos presente no contexto dos estudantes, efetuar uma pesquisa-guiada-pela-prática onde os saberes de territórios distintos se mostrarão em situação de interrelação, promovendo a partir da criação artística midiática, a troca de saberes. |
Abstract: | The following project proposes to carry out a multidisciplinary research in the arts and education through media devices. Therefore, it is questioned the poetic ideas and nomadic knowledge, from the realization of an artistic-educational process that uses digital technologies to trace a dialogue between two groups of subjects artistsstudents-researchers: teachers in training students of course degree in Theater of the Federal University of Amapá and students of the state schools of the state of Ceara education. The research aims from the use of this device in the context of students, perform a search-guided-by-practice where knowledge of different territories show in interrelation situation, promoting from the media artistic creation, exchange of knowledge . |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47253 |
ISSN : | 2358-7423 (Impresso) 2525-880X (Online) |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jfgfonseca.pdf | 342,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.