Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47187
Tipo: TCC
Título : Percepções de alunos do ensino médio sobre o sistema nervoso
Autor : Castelo, Alex Oliveira de Castro
Tutor: Feitosa, Raphael Alves
Palabras clave : Modelos mentais;Sistema nervoso;Mapas conceituais;Ensino de biologia
Fecha de publicación : 2016
Citación : CASTELO, Alex Oliveira de Castro. Percepções de alunos do ensino médio sobre o sistema nervoso. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Modelos mentais constituem, na ciência cognitiva, um meio de caracterizar as formas pelas quais as pessoas compreendem e interagem com fenômenos de um modo geral e esse conceito de vem sendo usado na pesquisa do ensino em ciências. Este trabalho foi realizado em uma escola pública com 15 estudantes do ensino médio, e teve como objetivo analisar os modelos mentais que foram representados por esses estudantes a respeito do Sistema Nervoso (SN) e dessa forma gerar uma discussão com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de ciências, particularmente de Biologia, na construção e desconstrução desses modelos mentais acerca Sistema Nervoso (SN). A abordagem metodológica usada nesse trabalho foi qualitativa, através do uso tanto de mapas conceituais quanto de um debate, no qual, os dados foram documentados e analisados por meio de diário de campo. Os resultados demonstraram que os estudantes representavam os seus modelos mentais de Sistema Nervoso (SN) categorizados em três categorias definidas. Esta pesquisa também buscou fazer uma reflexão sobre as metodologias de ensino utilizada em sala de aula, indicando algumas consequências e limitações para o aprendizado dos alunos e eventual justificativa para o surgimento desses modelos mentais nos estudados.
Abstract: Mental models are, cognitive science, a means to characterize the ways in which people understand and interact with phenomena in general and this concept has been used in teaching science research. This work was conducted in a public school with 15 high school students and aimed to analyze the mental models that were represented by these students about the nervous system (NS) and thus generate a discussion in order to contribute to the improving the process of teaching and learning of science, particularly biology, construction and deconstruction of these mental models about Nervous System (NS). The methodological approach used in this study was qualitative, both through the use of concept maps as a debate, in which the data were documented and analyzed through field diary. The results showed that the students represent their mental models of nervous system (NS) categorized into three classes defined. This research also sought to reflect on the teaching methods used in the classroom, indicating some consequences and limitations to student learning and possible justification for the emergence of these mental models in the study.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47187
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_aoccastelo.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.