Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46943
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jornal científico escolar: uma proposta metodológica para o ensino de física |
Autor(es): | Almeida, Francisco Augusto Ferreira |
Orientador: | Almeida, Carlos Alberto Santos de |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Produto educacional;Jornal escolar |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | ALMEIDA, F. A. F Jornal científico escolar: uma proposta metodológica para o ensino de física. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um produto educacional destinado a contribuir com o ensino de Física no ensino médio, possibilitando a promoção de aulas mais atrativas e conectadas com as tecnologias digitais presentes no mundo moderno, incentivando o aluno a ser um real protagonista no processo de aprendizagem. Ele apresenta uma sequência didática a ser seguida para a elaboração de um Jornal Científico Escolar, publicado em um blog, e direcionado aos assuntos pertencentes à disciplina de Física. A aplicação do produto educacional aconteceu em uma escola pública da periferia de Fortaleza, pertencente a rede estadual do Ceará, durante o primeiro semestre de 2018. Os autores dos artigos científicos presentes no Jornal Científico Escolar foram alunos cursantes da primeira série do ensino médio, tendo como potenciais leitores imediatos todo o corpo discente da instituição de ensino. Podemos destacar como resultados mais importantes o alcance de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos-autores e a promoção de uma divulgação científica no ambiente escolar. |
Abstract: | The present work presents an educational product intended to contribute to the Physics teaching in high school, enabling the promotion of more attractive classes and connected with the digital technologies present in the modern world, encouraging the student to be a real protagonist in the learning process. It presents a didactic sequence to be followed for the elaboration of a School Scientific Journal, published in a blog, and directed to the subjects pertaining to the discipline of Physics. The application of the educational product happened in a public school in the outskirts of Fortaleza, belonging to the state network of Ceará, during the first half of 2018. The authors of the scientific articles present in the School Scientific Journal were students from the first year of high school, as potential immediate readers throughout the student body of the educational institution. The most important results are the achievement of meaningful learning by the student-authors and the promotion of scientific dissemination in the school environment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46943 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_fafalmeida.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.