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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Disneylândia Maria-
dc.contributor.authorCastro, Janaina Luiza Moreira de-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2019-10-18T19:06:08Z-
dc.date.available2019-10-18T19:06:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Disneylândia Maria; CASTRO, Janaina Luiza Moreira de; LUSTOSA, Francisca Geny. Brincadeira e desenvolvimento infantil nas teorias psicogenéticas de Wallon, Piaget e Vigotski. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46942-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTeoriaspt_BR
dc.titleBrincadeira e desenvolvimento infantil nas teorias psicogenéticas de Wallon, Piaget e Vigotskipt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo versa sobre a dimensão lúdica do desenvolvimento da criança, cujo objetivo é discutir as implicações teórico-práticas dos conceitos e das proposições sobre as brincadeiras e os jogos infantis, apresentados nos estudos de Wallon (2007), Piaget (1978, 2007) e Vigotski (2007). É um texto de reflexão teórica que está assente em três questões principais: as concepções de brincadeiras e de jogos, a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil e as implicações das teorias psicogenéticas em estudo para as práticas educacionais. A partir das discussões suscitadas, emergem ponderações para o campo educacional, sobretudo, no que se refere às práticas pedagógicas na Educação Infantil. Acentua que o brincar para a criança é um fator de primeira ordem, vez que contribui diretamente para a sua evolução psíquica, motora, afetiva e social. Recomenda que o(a) professor(a) de forma consciente, realize uma mediação pedagógica comprometida com as peculiaridades e as necessidades das crianças. Salienta que o ambiente e a rotina das instituições de educação e cuidado deverão favorecer e potencializar o brincar livre, a imaginação, a interação, a expressão, a participação, garantindo o que está preconizado nos documentos orientadores do currículo da Educação Infantil.pt_BR
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