Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46876
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Aprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicas |
Autor(es): | Torres, Ana Carolina Silva Chikushi, Yuki Meneses Saito, Sarita Cristina |
Palavras-chave: | Ensino;Processo ensino-aprendizagem;Sociologia |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSC |
Citação: | TORRES, Ana Carolina Silva Torres; CHIKUSHI, Yuki Meneses; SAITO, Sarita Cristina. Aprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 6., 6-8 jul. 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019. Tema: Ensino de Sociologia como conquista: dez anos de resistências. |
Resumo: | O presente estudo busca analisar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola regular em Juazeiro do Norte- CE, a partir de pesquisa, compreensão e testagem de metodologias de ensino de Sociologia (que estejam sendo desenvolvidas no cotidiano escolar, ou que ainda serão desenvolvidas) que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Utilizo o conceito “aprendizagem significativa”, criado por David Ausubel que compreende que o processo de aprendizagem só se dá de forma mais qualitativa quando o educador considera os conhecimentos prévios do educando. Segundo Ausubel, o novo – seja o conhecimento, conteúdo ou informação, necessita de uma ancoragem aos conhecimentos prévios do sujeito para que se estabeleça uma aprendizagem de forma mais significativa. Esse conceito se contrapõe à aprendizagem mecânica, no qual o sujeito cognoscente não consegue associar a nova informação aos seus conhecimentos já armazenados em sua estrutura cognitiva. Portanto, faz-se necessário que o educador estabeleça “pontes cognitivas”, ou seja, materiais introdutórios para que o educando consiga interligar aquilo que ele já sabe, com aquilo que ele precisa aprender. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46876 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_acstorres.pdf | 250,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.