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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Ana Carolina Silva-
dc.contributor.authorChikushi, Yuki Meneses-
dc.contributor.authorSaito, Sarita Cristina-
dc.date.accessioned2019-10-17T14:48:48Z-
dc.date.available2019-10-17T14:48:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTORRES, Ana Carolina Silva Torres; CHIKUSHI, Yuki Meneses; SAITO, Sarita Cristina. Aprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 6., 6-8 jul. 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019. Tema: Ensino de Sociologia como conquista: dez anos de resistências.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46876-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleAprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo busca analisar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola regular em Juazeiro do Norte- CE, a partir de pesquisa, compreensão e testagem de metodologias de ensino de Sociologia (que estejam sendo desenvolvidas no cotidiano escolar, ou que ainda serão desenvolvidas) que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Utilizo o conceito “aprendizagem significativa”, criado por David Ausubel que compreende que o processo de aprendizagem só se dá de forma mais qualitativa quando o educador considera os conhecimentos prévios do educando. Segundo Ausubel, o novo – seja o conhecimento, conteúdo ou informação, necessita de uma ancoragem aos conhecimentos prévios do sujeito para que se estabeleça uma aprendizagem de forma mais significativa. Esse conceito se contrapõe à aprendizagem mecânica, no qual o sujeito cognoscente não consegue associar a nova informação aos seus conhecimentos já armazenados em sua estrutura cognitiva. Portanto, faz-se necessário que o educador estabeleça “pontes cognitivas”, ou seja, materiais introdutórios para que o educando consiga interligar aquilo que ele já sabe, com aquilo que ele precisa aprender. [...]pt_BR
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