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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Torres, Ana Carolina Silva | - |
dc.contributor.author | Chikushi, Yuki Meneses | - |
dc.contributor.author | Saito, Sarita Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T14:48:48Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T14:48:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Ana Carolina Silva Torres; CHIKUSHI, Yuki Meneses; SAITO, Sarita Cristina. Aprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 6., 6-8 jul. 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019. Tema: Ensino de Sociologia como conquista: dez anos de resistências. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46876 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSC | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa e sociologia: as rodas de conversa sociológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo busca analisar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola regular em Juazeiro do Norte- CE, a partir de pesquisa, compreensão e testagem de metodologias de ensino de Sociologia (que estejam sendo desenvolvidas no cotidiano escolar, ou que ainda serão desenvolvidas) que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Utilizo o conceito “aprendizagem significativa”, criado por David Ausubel que compreende que o processo de aprendizagem só se dá de forma mais qualitativa quando o educador considera os conhecimentos prévios do educando. Segundo Ausubel, o novo – seja o conhecimento, conteúdo ou informação, necessita de uma ancoragem aos conhecimentos prévios do sujeito para que se estabeleça uma aprendizagem de forma mais significativa. Esse conceito se contrapõe à aprendizagem mecânica, no qual o sujeito cognoscente não consegue associar a nova informação aos seus conhecimentos já armazenados em sua estrutura cognitiva. Portanto, faz-se necessário que o educador estabeleça “pontes cognitivas”, ou seja, materiais introdutórios para que o educando consiga interligar aquilo que ele já sabe, com aquilo que ele precisa aprender. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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