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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46784
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990) |
Otros títulos : | Mujeres educadoras del Cariri cearense en el fomento a la inclusión (1970-1990) |
Autor : | Lopes, Tânia Maria Rodrigues Fialho, Lia Machado Fiuza Machado, Charliton José dos Santos |
Palabras clave : | História;Educação;Biografia |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI |
Citación : | LOPES, Tânia Maria Rodrigues; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 23, n 38, p. 240-263, jan./jul. 2018. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo questiona a participação de educadoras na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri (1970-1990). O objetivo foi compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri. Utilizou-se o percurso metodológico da história oral biográfica. O escopo permitiu identificar as primeiras instituições educativas constituídas para assistir e educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conhecer as articulações para fomentar o custeio das instituições e desvelar como se deu a atuação das educadoras Zuíla e Minerva, que conferiram destaque na memória coletiva. |
Resumen en español: | El artículo cuestiona la participación de educadoras en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri (1970-1990). El objetivo fue comprender cómo se efectuó la participación de las educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri. Se utilizó el recorrido metodológico de la historia oral biográfica. El ámbito permitió identificar las primeras instituciones educativas constituidas para asistir y educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conocer las articulaciones para fomentar el costeo de las instituciones y desvelar cómo se dio la actuación de las educadoras Zuíla y Minerva, que conferían destaque en la memoria colectiva |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46784 |
ISSN : | 2526 8449 (eletrônico) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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