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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Precisamos verdadeiramente de um verdadeiro sexo? Análise do filme Tomboy pelas lentes de Michel Foucault
Título en inglés: Do we really need a truly sex? analysis of tomboy movie by Michel Foucault lenses
Autor : Santos, Igor do Carmo
Sampaio, Valber Luiz Farias
Bezerra, Joelma do Socorro Lima
Sousa, Auzy Cleyce Costa
Lima, Maria Lúcia Chaves
Palabras clave : Sexualidade;Foucault, Michel, 1926-1984;Verdade
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista de Psicologia - UFC
Citación : SANTOS, Igor do Carmo; SAMPAIO, Valber Luiz Farias; BEZERRA, Joelma do Socorro Lima; SOUSA, Auzy Cleyce Costa; LIMA, Maria Lúcia Chaves. Precisamos verdadeiramente de um verdadeiro sexo? Análise do filme Tomboy pelas lentes de Michel Foucault. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 187-195, jul./dez. 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente ensaio tem como objetivo analisar o filme Tomboy, por meio da discussão acerca da constituição do sujeito engendrado no dispositivo de sexualidade, proposto pelo filósofo francês Michel Foucault. O filme apresenta a história de uma garota que cria uma identidade socialmente demarcada como masculina, após se mudar para uma nova localidade com sua família. No artigo, abordamos primeiramente o roteiro do filme e os motivos pelos quais escolhemos esse título cinematográfico. Posteriormente, dedicamo-nos às contribuições que o filósofo Foucault deixou como legado diante da temática referente à sexualidade. Para finalizar, apresentamos fragmentos do filme Tomboy, articulando-o com os operadores e ferramentas foucaultianas, de sorte a problematizar pontos significativos que dizem respeito à nossa atual “experiência de sexualidade”, construída repleta de normas e binarismos. Trata-se, portanto, de um arquear provisório sobre os modos de pensar a constituição do sujeito, em função de sua sexualidade, estreitando a problemática ligada à relação saber-poder, saber-verdade.
Abstract: The present essay aims to analyze the film Tomboy through the discussion about the constitution of the subject engendered in the sexuality system proposed by the French philosopher Michel Foucault. The film features the story of a girl who creates a socially demarcated identity as a male, after moving to a new location with her family. In the article, we analyze in the first place the script of the film and the reasons why we chose this movie title. Subsequently, we dedicated ourselves to the contributions that the philosopher Foucault left as a legacy on the subject of sexuality. To conclude, we present parts of the Tomboy film, articulating it with Foucauldian operators and tools, so as to problematize significant points that reference our current "experience of sexuality", built full of norms and binarisms. It is, therefore, a temporary archetype on the ways of thinking the constitution of the subject, in function of his sexuality, narrowing the problematic related to the relation knowledge-power, knowledge-truth.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46739
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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