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Tipo: TCC
Título: Violência escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitos
Autor(es): Sabino, Carlos Roberto Monteiro
Orientador: Casagrande, Jaques Luis
Palavras-chave: Educação Física escolar;Violência;Mediação
Data do documento: 2010
Citação: SABINO, Carlos Roberto Monteiro. Violência escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitos. 2010. 39 f. Monografia (Graduação em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Temos observado que na atualidade, a violência como um todo, tem papel de destaque nas sociedades. Todo este fenômeno da violência é observável em nosso cotidiano e vem despertando o interesse de autoridades e pesquisadores e em particular, aquelas violências que se concretizam no âmbito escolar. A escola como instituição social, vem sofrendo reflexos de fatores externos que tem gerado manifestações conflitantes naquele ambiente, comprometendo o ensino e o aprendizado. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender se a disciplina de Educação Física representa um diferencial para resolução de conflitos e atos de violência no ambiente escolar. Sua base teórica se sustentou em Almeida e Abramovay e metodologicamente adotou uma pesquisa qualitativa etnográfica. Em síntese, este estudo pôde verificar que a disciplina de Educação Física na instituição pesquisada, possui um potencial agregador e está propicia a contribuir para a minimização de atos de violência no âmbito escolar, porém, esta atuação mediadora se mostrou menos eficiente do que supúnhamos, pois dependem de vários fatores como a condição socioeconômica dos indivíduos envolvidos, as mídias e as políticas públicas educacionais.
Abstract: We have observed that today, violence as a whole, has an important role in societies. All this violence phenomenon is observable in our everyday lives and has aroused the interest of researchers and authorities and in particular those which take the form of violence in schools. The school as a social institution, is suffering consequences of external factors that have generated conflicting events in that environment, undermining teaching and learning. In this perspective, this study aimed to understand the discipline of Physical Education in a differential for conflict resolution and violence in schools. Its theoretical base is held in Almeida and Abramovay and methodologically adopted a qualitative ethnographic research. In summary, this study finds that the discipline of Physical Education in this institution, has a potential aggregator and provides is to contribute to the minimization of violence in schools, however, this mediating role was less efficient than we assumed, it depends on several factors such as socioeconomic status of the individuals involved, the media and the public policies of education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46684
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