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dc.contributor.advisorCasagrande, Jaques Luis-
dc.contributor.authorSabino, Carlos Roberto Monteiro-
dc.date.accessioned2019-10-10T17:25:05Z-
dc.date.available2019-10-10T17:25:05Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSABINO, Carlos Roberto Monteiro. Violência escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitos. 2010. 39 f. Monografia (Graduação em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46684-
dc.description.abstractWe have observed that today, violence as a whole, has an important role in societies. All this violence phenomenon is observable in our everyday lives and has aroused the interest of researchers and authorities and in particular those which take the form of violence in schools. The school as a social institution, is suffering consequences of external factors that have generated conflicting events in that environment, undermining teaching and learning. In this perspective, this study aimed to understand the discipline of Physical Education in a differential for conflict resolution and violence in schools. Its theoretical base is held in Almeida and Abramovay and methodologically adopted a qualitative ethnographic research. In summary, this study finds that the discipline of Physical Education in this institution, has a potential aggregator and provides is to contribute to the minimization of violence in schools, however, this mediating role was less efficient than we assumed, it depends on several factors such as socioeconomic status of the individuals involved, the media and the public policies of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleViolência escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTemos observado que na atualidade, a violência como um todo, tem papel de destaque nas sociedades. Todo este fenômeno da violência é observável em nosso cotidiano e vem despertando o interesse de autoridades e pesquisadores e em particular, aquelas violências que se concretizam no âmbito escolar. A escola como instituição social, vem sofrendo reflexos de fatores externos que tem gerado manifestações conflitantes naquele ambiente, comprometendo o ensino e o aprendizado. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender se a disciplina de Educação Física representa um diferencial para resolução de conflitos e atos de violência no ambiente escolar. Sua base teórica se sustentou em Almeida e Abramovay e metodologicamente adotou uma pesquisa qualitativa etnográfica. Em síntese, este estudo pôde verificar que a disciplina de Educação Física na instituição pesquisada, possui um potencial agregador e está propicia a contribuir para a minimização de atos de violência no âmbito escolar, porém, esta atuação mediadora se mostrou menos eficiente do que supúnhamos, pois dependem de vários fatores como a condição socioeconômica dos indivíduos envolvidos, as mídias e as políticas públicas educacionais.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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