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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A relação trabalho-educação no pensamento de Marx: um estudo dos manuscritos econômico-filosóficos (1844)
Título en inglés: The relationship between labor and education in Marx’s thought: a study from his economic-philosophical manuscritps (1844)
Autor : Almeida, José Salvador de
Chagas, Eduardo Ferreira
Palabras clave : Crítica marxista;Trabalho;Capitalismo
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Dialectus
Citación : ALMEIDA, José Salvador de, CHAGAS, Eduardo Ferreira. A relação trabalho-educação no pensamento de Marx: um estudo dos manuscritos econômico-filosóficos (1844). Revista Dialectus, Fortaleza, ano 8, n. 14, p. 278-294, jan./jul. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo objetiva demonstrar e explicitar a relação entre trabalho-educação no pensamento de Marx, a partir de um estudo dos Manuscritos econômico-filosóficos (1844), especificamente, do manuscrito intitulado, a saber: Trabalho Estranhado e Propriedade Privada. Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, o debate de Marx com a economia nacional e, na sequência, a teoria sobre o estranhamento na essência do trabalho [trabalho estranhado] e, por fim, a relação trabalho-educação para este pensador materialista. Durante o desenvolvimento da referida pesquisa, adotamos como procedimento metodológico o método dialético-crítico-reflexivo, pois tal método, no nosso entendimento, permite uma melhor compreensão dos escritos de Marx. Ao final da pesquisa, evidenciamos que existe uma relação íntima entre trabalho-educação no pensamento de Marx, pois a educação deve proporcionar ao homem (trabalhador) uma relação imediata e de reconhecimento entre o trabalho (atividade vital consciente e livre) e a produção, isto é, entre o trabalhador e os objetos da produção. No capitalismo, tal relação, portanto, se apresenta como uma relação hostil e estranha, pois o trabalhador não se reconhece no produto do seu próprio trabalho, uma vez que este trabalho se apresenta como trabalho estranhado.
Abstract: This article aims to demonstrate the relationship between labor and education in Marx’s thought, from a study of his Economic and Philosophical Manuscripts (1844), specifically, the one entitled: Estranged Labor and Private Propriety. In This work, we present, initially, Marx’s debate with national economy and, consequently, his estrangement’s theory in the essence of labor [estranged labor] and, ultimately, the laboreducation relationship of this materialist thinker. During the development of this research, we have adopted as methodological procedure the reflexive-critic-dialectic method as a result of understanding that it allows us to better comprehend his manuscripts. At the end of this research, we have demonstrated that exists a profound relationship between labor and education in Marx’s thought because education ought to make it possible for man (worker) a direct relationship of recognition between labor (a vital, conscient and free activity) and production or, in other words, between workers and their production. In the capitalist society, such relationship, although, is presented as an estranged and hostile one, once the workers do not recognize themselves in their own production.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46661
ISSN : 2317-2010
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

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