Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46555
Tipo: | TCC |
Título: | Brinquedo óptico: um meio para a compreensão da animação quadro a quadro |
Autor(es): | Bastos, Sara Maria Marques |
Orientador: | Rodrigues, Lia Alcântara |
Palavras-chave: | Brinquedos ópticos;Design de produto;Animação quadro a quadro |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BASTOS, S. M. M. Brinquedo óptico: um meio para a compreensão da animação quadro a quadro. 2019. 175 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | A animação como produto visual é bastante conhecida por todos, porém os fenômenos e as técnicas responsáveis por sua existência não são de conhecimento geral, por fatores como a passividade dos espectadores e por explicações errôneas sobre o assunto. Observando as práticas do passado para buscar entender como proporcionar uma experiência de compreensão dos fenômenos intrínsecos à animação quadro a quadro e das suas técnicas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo óptico como ferramenta lúdica de ensino. Aplicando a metodologia de projeto de produto de Löbach (2001) e as ferramentas de análise de Pazmino (2015), a fim de alcançar seus objetivos, a pesquisa buscou entender os conhecimentos de arte e ciência que a animação nos brinquedos ópticos oferece, além de analisar as funções e a estrutura de produtos similares, para, por fim, gerar o Roboscópio, um kit com peças de papel pré-cortadas para que usuários a partir de 11 anos montem sua própria máquina de gerar animação e produzam quadros de imagens a partir do conteúdo ensinado em seu manual. |
Abstract: | Animation as a visual product is well known by everyone, but the phenomenon and the techniques responsible for its existence are not, because of factors such as the passivity of the spectators and by erroneous explanations about the subject. Observing the practices of the past to seek the knowledge on how to propose a experience of comprehension of the phenomenons related to frame by frame animation and it’s techniques, this academic work proposes the development of a optical toy as a ludic teaching tool. Applying Löbach's product design methodology and Pazmino's analysis tools in order to achieve its objectives, the research sought to understand the knowledge that animation in optical toys offers on art and science, besides analyzing the functions and structure of similar products, to create the "Roboscope", a kit of pre- cut paper pieces for 11 year old users and above to set up their own animation machine and create frames with the knowlege acqquired by the content in the manual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46555 |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_TCC_SMMBastos.pdf | 2019_tcc_smmbastos.pdf | 11,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.