Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Izaura-
dc.contributor.authorMoraes, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.authorDias, Ana Maria Iorio-
dc.date.accessioned2019-10-01T15:21:46Z-
dc.date.available2019-10-01T15:21:46Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Izaura; MORAES, Lélia Cristina Silveira de; DIAS, Ana Maria Iorio. A reforma curricular da educação profissional de nível técnico no contexto da legislação: a distância entre o discurso e a realidade. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 274-289.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46344-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectReforma da educação brasileirapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectRosar e Krawczyk (2001)pt_BR
dc.titleA reforma curricular da educação profissional de nível técnico no contexto da legislação: a distância entre o discurso e a realidadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA reforma da educação brasileira dos anos 1990 teve marco inicial na reestruturação produtiva pela qual passa o capitalismo mundial e nacional assim como na globalização econômica que contribui para o enfraquecimento dos Esta­dos-nação. Esse quadro propicia a atuação de profissionais, a livre circulação de produtos industrializados de outros países e do capital estrangeiro, prejudicando as economias dos países periféricos e de países em desenvolvimento da América Latina. Nesse contexto, Rosar & Krawczyk (2001) comen­tam que as necessidades das reformas educacionais foram apontadas pelos organismos internacionais baseados em pesquisas realizadas em países latino-americanos, as quais indicaram crise de qualidade no sistema educacional, evi­denciada desde os anos 1960 e agravada nos anos 1980, cujas causas estariam ligadas [...] a gestão do orçamento, de uma organização institucional adequada e de propostas pedagógicas de acordo com a heterogeneidade sociocultural da popu­lação, incorporada teria produzido a ineficiência do sistema para responder às necessidades próprias do capitalismo nesse momento histórico (ROSAR e KRAWCZYK, 2001, p. 2). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_isilvalcsmoraesamidias.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.