Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Izaura | - |
dc.contributor.author | Moraes, Lélia Cristina Silveira de | - |
dc.contributor.author | Dias, Ana Maria Iorio | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T15:21:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T15:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Izaura; MORAES, Lélia Cristina Silveira de; DIAS, Ana Maria Iorio. A reforma curricular da educação profissional de nível técnico no contexto da legislação: a distância entre o discurso e a realidade. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 274-289. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46344 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Reforma da educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Rosar e Krawczyk (2001) | pt_BR |
dc.title | A reforma curricular da educação profissional de nível técnico no contexto da legislação: a distância entre o discurso e a realidade | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A reforma da educação brasileira dos anos 1990 teve marco inicial na reestruturação produtiva pela qual passa o capitalismo mundial e nacional assim como na globalização econômica que contribui para o enfraquecimento dos Estados-nação. Esse quadro propicia a atuação de profissionais, a livre circulação de produtos industrializados de outros países e do capital estrangeiro, prejudicando as economias dos países periféricos e de países em desenvolvimento da América Latina. Nesse contexto, Rosar & Krawczyk (2001) comentam que as necessidades das reformas educacionais foram apontadas pelos organismos internacionais baseados em pesquisas realizadas em países latino-americanos, as quais indicaram crise de qualidade no sistema educacional, evidenciada desde os anos 1960 e agravada nos anos 1980, cujas causas estariam ligadas [...] a gestão do orçamento, de uma organização institucional adequada e de propostas pedagógicas de acordo com a heterogeneidade sociocultural da população, incorporada teria produzido a ineficiência do sistema para responder às necessidades próprias do capitalismo nesse momento histórico (ROSAR e KRAWCZYK, 2001, p. 2). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_isilvalcsmoraesamidias.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.